Metalurgia e Biocombustíveis saíram da faixa de desconfiança sobre a economia na pesquisa CNI
Por Samanta Sallum
Empresários de 26 dos 29 setores da indústria demonstram otimismo, algo que não ocorria desde outubro de 2022. Confiança está disseminada entre as indústrias de todos os portes e regiões, de acordo com o Indice se Confiança do Empresário da Indústria, divulgado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, avalia que “o resultado positivo se deve à melhora da percepção dos empresários sobre a economia.”
Na passagem de agosto para setembro, o ICEI de 21 setores aumentou. Em seis, a alta foi suficiente para que eles migrassem de falta de confiança para confiança. São eles: Metalurgia; Couro e artefatos de couro; Máquinas e equipamentos; Produtos de metal; Biocombustíveis; e Equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos. Mas a confiança neste período diminuiu para a construção e setor de Madeira.
Otimismo cresce entre os empresários da região Sul
A confiança cresceu entre os empresários de todas as regiões do país, com destaque para o Sul, onde se registrou a alta mais expressiva do ICEI, de 2,3 pontos. Desde abril, a indústria da região não registrava um índice significativamente acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa falta de confiança de confiança.
Centro-Oeste e Nordeste
Entre os industriais do Nordeste, a confiança subiu 2,2 pontos. O otimismo também subiu no Norte (+ 1,6 ponto) no Sudeste (1,3 ponto) e no Centro-Oeste (+ 0,7 ponto). Com isso, o ICEI fecha o mês de setembro positivo em todas as regiões do Brasil.