9AB34417-D08B-42BF-A12B-278A8B89FB83

Banco dos Brics vai financiar usina solar no DF para atender órgãos públicos

Publicado em Coluna Capital S/A

Banco dos Brics avança na parceria para financiar 94 milhões de euros em projeto na capital federal 

Por Samanta Sallum

O presidente da Companhia Energética de Brasília Iluminação Pública (CEB Ipes), Edison Garcia, e a presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, estão avançando nas tratativas do contrato de financiamento de cerca de 94 milhões de euros para a construção de usina fotovoltaica no DF. Com 100 a 120 megas de potência, ela fornecerá energia à presidência da República, ao GDF e à EBC.

Os dois estão em evento do Banco, na África do Sul, nesta semana. O nome do projeto é Brasília – Capital da energia solar. A energia produzida poderá ser vendida para outros órgãos públicos federais e distritais na DF.

Compra de 120 mil luminárias

Em outra frente, a CEB finaliza, nesta semana, duas contratações, com recursos próprios, que preveem a aquisição de mais de 120 mil luminárias. Com essa iniciativa, a iluminação pública da capital federal chegará a 80% de luminárias de LED.

A aquisição foi realizada em dois processos distintos provenientes de adesão de ata de registro de preços. Os contratos chegam ao valor de R$ 64 milhões.

O primeiro contrato, em conclusão nesta semana (fase de homologação), contempla a compra de luminárias de LED em quatro lotes com potências de 40 watts a 240 watts. Esses equipamentos serão destinados à modernização de diversas regiões do DF.

O segundo contrato já foi celebrado e envolve a aquisição luminárias de 150 watts, provenientes de uma ata de registro de preços que prevê a compra de até 16 mil unidades. A primeira remessa dessas luminárias, cerca de 6 mil, está prevista para chegar nos próximos 15 dias. A iniciativa faz parte do Programa Luz que Protege.

Prazo até 2026

Atualmente, o DF já conta com 135 mil lâmpadas de LED. Segundo a CEB, o objetivo é que até 2026 toda a iluminação pública seja composta por essa tecnologia, para oferecer  mais segurança e economia.

“A CEB deu um importante passo na modernização da infraestrutura de iluminação pública do Distrito Federal ao finalizar o processo para aquisição das  luminárias de LED.”, disse à coluna o presidente da CEB, Edison Garcia, que está na África do Sul participando de um evento dos BRICs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*