Projeto de Sebrae chega pela primeira vez a esse perfil de comunidades. Será no MS, que concentra a terceira maior população de índios do país
Por Samanta Sallum
Distante 12 quilômetros da cidade de Brasilândia, na região Costa-Leste de Mato Grosso do Sul, a aldeia Ofaié, que conta atualmente com 106 integrantes, receberá a primeira edição do curso Empretec, do Sebrae, voltado a um público indígena. A capacitação para desenvolver as características empreendedoras será aplicada entre os dias 8 e 13 de abril, exclusivamente a um grupo de mulheres artesãs da comunidade, que realiza trabalhos manuais com tecidos.
Pela relevância da ação, na sexta-feira, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, fará uma visita técnica ao local para conhecer as atividades e as participantes. Mato Grosso do Sul será o 18º estado visitado por ele no projeto “Sebrae pelo Brasil”, cuja programação também inclui agenda na capital, Campo Grande.
MS possui hoje a terceira maior população indígena do país, com mais de 116 mil indivíduos, segundo IBGE. Essa população cresceu 51% entre os anos de 2010 e 2022 no estado. O curso Empretec foi levado a Brasilândia no formato “Rural” por meio do programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/MS realizada em parceria com a Prefeitura Municipal para a transformação da economia local.