Em visita por projetos de Brasília, presidente nacional da entidade, Décio Lima, visitou o local com a superintendente regional, Rose Rainha
Por Samanta Sallum
Estão avançadas as tratativas do Sebrae local com o GDF para ter a concessão de uso do Pavilhão de Exposições de Brasília. Um grupo de representantes da entidade, do governo e do setor de turismo se reuniu no espaço, que fica no Parque da Cidade, para reforçar apoio à iniciativa. A superintendente regional do Sebrae, Rose Rainha, levou na terça-feira o presidente nacional da entidade, Décio Lima, para conhecer os detalhes da ideia.
Participaram do encontro o secretários de Governo, José Humberto Pires ; de Turismo, Cristiano Araújo; e de Esporte, Renato Junqueira, o deputado Júlio César (Republicanos), entre outros. O presidente da Fibra, Jamal Bittar, também se juntou ao grupo.
“Estamos fazendo o estudo de viabilidade econômica para o projeto. A ideia é assumirmos o espaço, ajudando na revitalização do local. E, assim, colocar em prática todo o potencial que o pavilhão tem de movimentar a economia do DF. Podemos trazer para Brasília feiras internacionais, além de dar mais espaço ao que é realizado pelos empreendedores locais”, explicou Rose.
Décio Lima avaliou a iniciativa como positiva. “O pavilhão pode aquecer a cadeia do turismo, que é um setor nosso, onde pequenos empresários atuam”, disse.
Ceilândia em alta
Depois de visitar o Pavilhão, Décio Lima participou de um almoço na sede do Sebrae-DF, no SIA. Contou que é um “apaixonado” por Brasília, que morou muitos anos aqui. Ele veio para a capital em 1978. “Adoro. Aqui encontramos todas culturas do país. E eu morei em Ceilândia”, celebrou.
Filiado ao PT e ex-candidato ao governo de Santa Catarina, Décio confraternizou com o colega de partido, Chico Vigilante, que é morador de Ceilândia e também estava no almoço. O petista do DF sugeriu que Décio realize em Ceilândia o lançamento oficial do programa Decola Brasil.
Fundo de Aval
O programa Decola Brasil será lançado em breve pelo Sebrae nacional em parceria com o governo federal. O objetivo é promover condições de garantia para alavancar R$ 30 bilhões em crédito para os pequenos empresários – o maior valor nos últimos 28 anos.
“Temos um cadastro de seis milhões de micro e pequenas empresas que estão sem crédito. Vamos resolver esse problema com a garantia desses recursos, com o nosso Fundo de Aval”, destacou Décio Lima. E será uma liderança local do setor o responsável por fazer a gestão deste Fundo, o ex-superintendente regional do Sebrae-DF, Valdir Oliveira, que agora está na entidade nacional.