Jader Barbalho Filho, além de apoiar matriz industrial brasileira para veículos coletivos, apontou como problemas a serem enfrentados a falta de água em municípios do Nordeste, déficit habitacional e prevenção aos desastres climáticos
Por Samanta Sallum
A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) recebeu, ontem, em Brasília, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, como convidado do 2º Ciclo de Debates 2024. A pauta foi a cooperação entre a entidade e o governo para estimular o movimento da economia local.
A confederação, que representa 2,3 mil associações no país, propõe uma parceria para colaborar na reconstrução e melhoria da visibilidade da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). A CACB já participa da Coordenação Executiva do Conselho das Cidades (ConCidades), como representante dos empresários brasileiros.
Programa habitacional
Entre os problemas a serem enfrentados, o ministro das Cidades citou a falta de água em cidades do Nordeste, o déficit habitacional e a prevenção aos desastres climáticos. “Nossa meta é chegar a 10 milhões de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida até o final do mandato do presidente Lula”, destacou o ministro. Ele reforçou que o programa é um dos principais motores da construção civil.
O ministro defendeu o impulso à indústria nacional. “Precisamos estar juntos nessas ações, como construções de escolas, creches, centros de saúde, além do desenvolvimento da matriz de ônibus elétricos, como forma de estímulo à indústria nacional e à geração de empregos”, reforçou.
“Esta é a casa do empreendedor, onde se discute o Brasil real e se trabalha pelo desenvolvimento empresarial. Precisamos somar esforços – o setor privado e o governo – por um interesse comum: o crescimento econômico do país”, completou o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto.