Por Samanta Sallum
O Sebrae nacional integra a agenda do governo federal na COP28, em Dubai, com representantes de todo o mundo. A entidade se apresenta como estratégica no tema por representar cerca de 15 milhões de pequenos negócios no Brasil. O segmento deve cumprir um papel fundamental na redução de emissões de gases de efeito estufa e na implementação de práticas mais sustentáveis.
Os pequenos negócios representam 95% das empresas do país e contribuem com aproximadamente 30% do PIB.
Mudança de matriz
“O presidente Lula, como líder do Sul Global, lançou desafio ao mundo para mudar a matriz energética e ressaltou que o Brasil é o país com maior potencial para fazer esta transição para energia verde. Por isso, os empreendedores do nosso segmento são essenciais na meta do governo Federal da economia de baixo carbono e desmatamento zero”, destacou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Polos de referência
O Sebrae possui cinco polos de referência no país que abordam o tema energia, sustentabilidade e bioeconomia para os pequenos negócios: Polo de Energias Renováveis (Rio Grande do Norte), Polo de Óleo e Gás Onshore (Bahia), Polo de Óleo e Gás Offshore (Rio de Janeiro), o Centro Sebrae Sustentabilidade (Mato Grosso), e o Polo de Bioceconomia (Pará).