Documento enviado ao ministro do Trabalho, Luiz Marinho, aponta efeitos negativos da revogação da autorização de funcionamento do comércio em feriados e domingos
Por Samanta Sallum
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) fez um levantando sobre as consequências das mudanças feitas pelo Ministério do Trabalho pela Portaria nº 3.665/2023. Ela determina que 14 setores do comércio e dos serviços só podem operar aos domingos e feriados mediante negociação com os sindicatos de trabalhadores ou aprovação de uma lei municipal.
O presidente da Confederação, José Roberto Tadros, enviou uma carta a Luiz Marinho, ministro da pasta. “Os prejuízos comerciais são flagrantes, pois na hipótese de um município cuja base de sua economia advenha do turismo, vivenciaríamos a surreal situação de o comércio, naquela localidade, permaneça fechado, justamente no momento de maior fluxo de pessoas e consumidores”, destaca o documento.
Além disso, segundo a CNC, a mudança também pode ter implicações em aspectos relacionados à saúde pública, pois “privaria os consumidores de adquirir medicamentos necessários em casos de urgência médica, o que vai contra o princípio constitucional da garantia do direito à saúde”.
A entidade reitera o apoio da instituição às políticas públicas que buscam preservar as empresas e a renda dos trabalhadores. “A CNC representa e defende as atividades econômicas do comércio brasileiro, atendendo aos interesses nacionais. Nos colocamos abertos ao diálogo para contribuir com o aperfeiçoamento da legislação e das relações de trabalho”, diz trecho do documento.
Presidente do Banco Regional de Brasília faz forte defesa de solidez da instituição e conclama…
Por SAMANTA SALLUM A companhia aérea Latam Airlines Brasil enfrentou dois dias de grande crise…
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…