Projeto leva cultura afro-brasileira a escolas públicas do DF

Compartilhe

Por Samanta Sallum

O cantor e ativista cultural Marcelo Café, 50 anos, está à frente de um projeto que leva samba para as escolas de forma lúdica e com foco educativo. Em 2018, ele criou o Festival Tardezinha do Samba, realizado na Casa do Cantador, em Ceilândia, com encontros musicais.

”Em 2022, eu senti a necessidade de ampliar o alcance da cultura afro-brasileira para dentro das escolas, promovendo o debate com os jovens e ajudando na formação de uma geração menos preconceituosa com as questões de raça e gênero”, conta Marcelo, que é morador de Ceilândia. Ele nasceu em Niterói (RJ) e veio para a capital federal com 7 anos.

O projeto já está na segunda edição, com realização de oficinas de percussão, dança , palestras e rodas de conversa com os estudantes. Conta com o patrocínio do FAC- Fundo de Apoio à Cultura, da SECEC- Secretaria de Cultura e Economia Cultural do DF. E será realizado no CEF (Centro de Ensino Fundamental) 4, CEF 11, e CEF 26, todos localizados na Ceilândia.

Entre as atividades, até 21 de novembro, estão oficinas de dança charme com o professor Petrônio Paixão; dança afro com Lady B, além de palestras sobre democracia, racismo e mitologia africana.

Um dos convidados para esta edição é o jornalista e produtor de moda Fernando Lackman, que vai dar uma oficina sobre a história da moda streetwear e suas raízes na cultura afrodescendente, com o olhar voltado para a música e suas vertentes como samba, hip jop, funk e jazz.

“Buscaremos esclarecer que, a partir dos movimentos sociais e fatos antropológicos, a moda é a evolução do comportamento humano e a roupa, é o que há de mais identitário, quando o assunto são os jovens”, diz Lackman. Ele vai realizar uma oficina de customização e upcycling de peças dos próprios alunos, que ao final participarão de um desfile com suas criações.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Setor de TI ultrapassa o de Saúde em arrecadação de ISS

Por SAMANTA SALLUM O setor de Tecnologia da Informação (TI) subiu da terceira para a…

20 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Carnaval 2026 vai gerar 39 mil empregos temporários no país

Por SAMANTA SALLUM  Coluna Capital S/A de 02 de fevereiro  A projeção para o comércio…

21 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

Prazo final para renegociar dívida de regularização de imóvel com GDF

Cobrança se refere à valorização de imóvel após alteração de destinação de uso  Por SAMANTA…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Missão da Indústria brasileira ao Panamá amplia presença na América Latina

Por SAMANTA SALLUM  Cerca de 100 representantes da indústria brasileira participam da Missão Empresarial ao…

4 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF tem de ser sancionado até 6 de fevereiro

Por SAMANTA SALLUM  Em meio à turbulência politica causada pela crise do BRB, a Câmara…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

“GDF tem muito patrimônio e pode ajudar BRB”, confirma secretário de Economia

Gestor comparou possível ajuda ao BRB  a que foi realizada pelo governo federal aos Correios.…

1 semana atrás