Governadora em exercício do DF criticou distritais que votaram contra título de cidadão honorário de Brasília ao senador
Por Samanta Sallum
A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou ontem o projeto de decreto legislativo nº 34/2023, que concede o título de Cidadão Honorário de Brasília ao senador da Omar Aziz (PSD/AM). A homenagem foi proposta pelos deputados Robério Negreiros (PSD) e Jorge Vianna (PSD). Passou em turno único e redação final, com 16 votos favoráveis. E quatro contra. Hoje, a governadora em exercício do DF, Celina Leão, reagiu em relação aos parlamentares desfavoráveis à homenagem ao senador.
“Quero saber quem foram. Pois o senador Omar Aziz foi um grande aliado da nossa capital. Muito merecido ele receber o título de cidadão honorário. O que o senhor fez por Brasília é impagável”, frisou em evento, na hora do almoço, com a presença do senador Omar Aziz. O encontro foi organizado pelo Lide DF, reunindo cerca de 100 empresários e autoridades, no Lago Sul. O anfitrião foi o presidente do PSD/DF, o empresário Paulo Otavio.
Segundo Celina, os distritais que votaram contra conceder o título a Aziz merecem um ato de repúdio. Os votos contrários foram dos deputados Iolando (MDB), Paula Belmonte (Cidadania), Roosevelt Vilela (PL) e Thiago Manzoni (PL).
A homenagem foi concedida pela Câmara Legislativa pela ajuda de Aziz, como relator do Arcabouço Fiscal no Senado, em salvar o Fundo Constitucional do DF (FCDF). Ele retirou do texto a parte que alterava a forma de cálculo do Fundo, que representaria perda orçamentária para o Distrito Federal nos próximos anos. E, assim, preservou os recursos da União direcionados à capital.
“Não fiz favor a Brasília, fiz o justo para a capital federal. Não faria a outro ente federado o que não desejo para o meu estado. Eu que agradeço ao Distrito Federal pela homenagem, que me deixa feliz”, disse Omar Aziz.
Celina Leão, ao lado do deputado Chico Vigilante (PT), agradeceu a Paulo Octavio o empenho dele na defesa do Fundo Constitucional do DF. O dirigente do PSD local atuou na articulação com os colegas de partido, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e Omar Aziz, para que o orçamento de capital federal fosse preservado.
”Foi muito importante essa união. Paulo Octavio teve um papel muito importante”, destacou Celina. Ele complementou: “Fomos incansáveis, nos últimos meses, até que a situação estivesse resolvido pelo bem do Distrito Federal, da nossa capital, e da nossa população”.
O deputado Chico Vigilante foi convidado por Paulo Octavio a anunciar a notícia de que a Câmara tinha aprovado, com seu apoio, o título de cidadão honorário a Aziz. “Foi com os voto da grande maioria dos deputados que o nosso legislativo fez esse gesto de homenagem ao senador que fez um trabalho a favor de Brasília”, disse o petista.