Por Samanta Sallum
Ao chegar no Brasil, há oito anos, o artesão Juan Pablo Martinez Quimara profissionalizou o talento que tinha para produzir mobiliários industriais, revestimentos e, assim oferecer, soluções para arquitetos. Ele está à frente da empresa Clorofila Studio (@clorofila_studio). Estruturas de aço com cobertura de vidro e forro de bambu são sua marca de sucesso.
Juan foi vencedor do Prêmio Brasília de Artesanato, promovido pelo Sebrae/DF, no ano passado. “O projeto que criei é uma mesa luminária, de serralheria, com tampo de compensado revestido de bambu, com haste de sucupira e madeira reaproveitada. Ela tem uma cabeça inspirada em uma retroiluminação que tem nas luminárias da Terceira Ponte, da Ponte JK, em que a luz é projetada desde uma fonte de LED contra um disco que a reflete para o ambiente”, explica o colombiano.
“Embora eu seja um artesão também sou um empreendedor, tenho visão de negócio. Quando a minha arte começou a ter retorno econômico e aceitação no mercado, pensei: ‘é isso mesmo que vou fazer’. E consegui ter uma solidez econômica”, conta Juan Pablo. E ele inspira outros artistas a seguir o caminho.
Ainda é possível concorrer aos prêmios Sebrae de artesanato e artes manuais de 2023. As inscrições foram prorrogadas até quinta-feira, 31 de agosto e podem ser feitas pelo site do Sebrae/DF. Os vencedores receberão premiação em dinheiro, certificados e troféu, além de terem a divulgação de seus trabalhos nacionalmente.