Para não serem paralisadas, GDF vai contar com emendas parlamentares e financiamentos de bancos. Terracap vai licitar terrenos para novos bairros
Por Samanta Sallum
Mesmo mantendo o Fundo Constitucional a salvo, a previsão de recursos dos cofres locais, via arrecadação de tributos, “será quase zero”, em 2024, para investimentos como obras. Foi o que disse o governador Ibaneis Rocha, em reunião com empresários da construção civil, hoje à noite, revelando projeção preocupante para o cenário orçamentário do Distrito Federal no próximo ano.
“Um governador tem que saber administrar nos bons e nos maus momentos. Vamos buscar a solução, o dinheiro para não parar as obras com emendas da nossa bancada no Congresso e com financiamentos de bancos”, disse.
O problema da falta de caixa vem da queda de arrecadação de tributos, especialmente de ICMS de combustíveis. “Perdemos R$ 800 milhões”, apontou. Segundo Ibaneis, o momento “é difícil” e todos os estados estão enfrentando problemas orçamentários. “Os juros altos fazem as pessoas consumirem menos e, assim a arrecadação de impostos cai também. O DF tem uma economia baseada em comércio e serviços. Então, o impacto para nós é maior”, explicou.
O governador também adiantou que a Terracap terá papel importante para reforçar os cofres públicos. “A empresa vai lançar novos empreendimentos, licitar áreas para novos bairros”, explicou.