Por Samanta Sallum
Uma delegação de cerca de 80 empresários ligados ao comércio no Distrito Federal participa de hoje até sexta-feira do 38o Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais, em Natal (RN). No ano passado, Brasília recebeu o evento, que reúne cerca de 1 mil pessoas de todo país. Na pauta dos painéis, estão a revisão da reforma trabalhista que o governo federal pretende promover, a reforma tributária e outros temas ligados ao cenário econômico nacional.
A Fecomércio e o Sindivarejista do RN são anfitriões. Uma das lideranças de Brasília que participa do encontro é o presidente do Sindivarejista do DF e 1º vice-presidente da Fecomércio DF, Sebastião Abritta.
“Esse é um fórum especializado para o debate de temas econômicos atuais de interesse do varejo. A representatividade do DF é importante, porque estamos no centro do Poder, onde são tomadas as grandes decisões e podemos ter uma atuação mais decisiva, colaborando com todo o nosso setor de forma global”, destaca Abritta.
Política monetária
A redução da taxa de juros Selic de 13,75% para 13,25% ao ano está sendo bem avaliada. “As compras para o dia dos pais, dia da criança, em outubro, Black-Friday, em novembro, e Natal terão nova dimensão agora, porque, antes, os juros altos inibiam compras a prazo”, explicou o presidente do Sindivarejista no DF. “Se temos uma das taxas de inflação mais baixas do mundo é porque a política monetária foi bem conduzida nos últimos anos”, acrescentou.
Custeio sindical
Luiz Carlos Motta que é deputado federal pelo PL de SP e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) será um dos debatedores. Ele participa do painel Reforma Sindical e fontes de custeio de atividades, junto com o sociólogo Clemente Ganz Lúcio.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…