Por Samanta Sallum
Uma delegação de cerca de 80 empresários ligados ao comércio no Distrito Federal participa de hoje até sexta-feira do 38o Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais, em Natal (RN). No ano passado, Brasília recebeu o evento, que reúne cerca de 1 mil pessoas de todo país. Na pauta dos painéis, estão a revisão da reforma trabalhista que o governo federal pretende promover, a reforma tributária e outros temas ligados ao cenário econômico nacional.
A Fecomércio e o Sindivarejista do RN são anfitriões. Uma das lideranças de Brasília que participa do encontro é o presidente do Sindivarejista do DF e 1º vice-presidente da Fecomércio DF, Sebastião Abritta.
“Esse é um fórum especializado para o debate de temas econômicos atuais de interesse do varejo. A representatividade do DF é importante, porque estamos no centro do Poder, onde são tomadas as grandes decisões e podemos ter uma atuação mais decisiva, colaborando com todo o nosso setor de forma global”, destaca Abritta.
Política monetária
A redução da taxa de juros Selic de 13,75% para 13,25% ao ano está sendo bem avaliada. “As compras para o dia dos pais, dia da criança, em outubro, Black-Friday, em novembro, e Natal terão nova dimensão agora, porque, antes, os juros altos inibiam compras a prazo”, explicou o presidente do Sindivarejista no DF. “Se temos uma das taxas de inflação mais baixas do mundo é porque a política monetária foi bem conduzida nos últimos anos”, acrescentou.
Custeio sindical
Luiz Carlos Motta que é deputado federal pelo PL de SP e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) será um dos debatedores. Ele participa do painel Reforma Sindical e fontes de custeio de atividades, junto com o sociólogo Clemente Ganz Lúcio.