Por Samanta Sallum
O evento de posse conjunta ontem das novas diretorias do Sinduscon, Seconci, Ademi e Codese, com a presença de Ibaneis Rocha, demonstrou que a sintonia entre o segmento empresarial e o governador vai continuar forte neste segundo mandato. O chefe do Buriti elegeu as obras como marca de governo. E ontem fez vários anúncios que entusiasmaram o empresariado.
Ele disse que, com a consolidação do Noroeste, a prioridade será agilizar agora a implementação do novo bairro Jóquei Clube, cujo projeto urbanístico foi doado pela Ademi. Também afirmou que a Terracap vai lançar também projeto no Tororó para a classe média.
Como a Capital S/A adiantou, o governador vai fazer o Refis 2023. A expectativa agora do setor produtivo é quanto ao PPCUB. A previsão do governo é mandar ainda esse ano o projeto à Camara Legislativa.
Incentivo à construção
“Estamos discutindo o lançamento do Jóquei Clube e a Terracap vai lançar um empreendimento para a classe média no Tororó. Nós não querermos o setor da construção parado de jeito nenhum”, reforçou Ibaneis.
O presidente da ADEMI DF, Ricardo Botelho, destacou que somente com o aumento na oferta de moradia legal, e “com a forte presença do Estado, será possível mudar o ciclo vicioso que marca a história do DF.”
PPCUB
Botelho também pediu ao GDF que dê ao PPCUB a prioridade que o tema exige, de forma que a proposta de modernização da lei seja encaminhada à Câmara Legislativa o mais breve possível.
“O PPCUB, teve seus estudos iniciados em 2006, há 18 anos. Já participamos de incontáveis debates públicos realizados por quatro administrações. Entendemos que, nesse momento, o projeto está muito maduro e foi bastante discutido por toda a sociedade, não há um ponto sequer que não tenha passado por discussão aprofundada com todos os setores interessados”.
União
“Hoje é um dia muito especial, em que as entidades se unem. Isso demonstra a união do setor da construção na defesa de suas pautas”, disse ontem Adalberto Valadão Júnior, que assumiu a presidência do Sinduscon-DF. Apontou a maior industrialização das obras e qualificação da mão de obra como prioridades da gestão.
Serviço Social
“O Seconci está de portas abertas e é muito importante que todas as empresas participem”, disse Carlos Eugênio de Faria Franco, presidente do Seconci-DF. “Vamos dar continuidade ao trabalho de atender a área social para os trabalhadores da construção, que são os que mais precisam”, destacou.
“Um novo mandato se inicia e eu me comprometo a me dedicar com entusiasmo para construir o Codese que a gente quer”, afirmou Leonardo Ávila, presidente do Codese DF.