Parceria entre o Senai e a Neoenergia capacita mulheres para exercer nova profissão
Por Samanta Sallum
O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, participou da formatura da 15ª turma da Escola de Eletricistas, ação que qualifica profissionais para atuação no setor elétrico realizado pela Neoenergia e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). O evento teve a participação da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, e da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. No encontro, Jamal as convidou para conhecer os projetos desenvolvidos pelas entidades da indústria no DF voltados ao desenvolvimento social.
Vira Vida
“Fiz o convite para conhecerem, por exemplo, o Vira Vida, que devolve dignidade a jovens em situação de vulnerabilidade. Ambas demonstram que têm como propósito claro dar apoio aos que mais precisam na sociedade, e a Fibra, o Sesi-DF e o Senai-DF desenvolvem vários projetos nesse sentido. Abri a elas as portas das instituições para realizarmos ações em parceria”, contou o presidente da Fibra.
Inclusão de mulheres no mercado de trabalho
A Escola de Eletricistas tem como um dos propósitos a inclusão de mulheres no mercado de trabalho. No DF, 348 profissionais já foram qualificados pelo programa desde agosto de 2021, sendo que 239 foram contratados pela Neoenergia para compor o quadro de colaboradores da distribuidora. Desse total, 117 profissionais são mulheres.
O diretor do Senai no DF, Marco Secco, também participou do evento. A formatura ocorreu na Confederação Nacional da Indústria (CNI) e diplomou 24 profissional, desses 11 mulheres.
Além do DF, a Neoenergia realiza a Escola de Eletricistas em outras quatro unidades da Federação, com execução do Senai. No total, já foram formados 5,5 mil eletricistas em todo o Brasil.