Por Samanta Sallum
A economista responsável pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio Izis Ferreira apresentou os estudos ao secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo. Os dados vão auxiliar na elaboração do Programa Desenrola, que terá o objetivo de reduzir o endividamento e a inadimplência das famílias que ganham até dois salários mínimos.
O presidente Lula pediu ontem ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que agilize o lançamento do programa, que poderá beneficiar 60 milhões de pessoas no país. “Vamos desenrolar, pelo amor de Deus!”, brincou Lula.
Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, “a Peic é, hoje, um dos mais importantes indicadores da saúde econômica do Brasil, pois identifica quais os principais gargalos para a melhoria das condições financeiras da população brasileira”. Em março, 78,3% das famílias brasileiras estavam endividadas.
Para ele, a participação da CNC na construção do Desenrola é resultado da importância da pesquisa, iniciada em 2010 pela confederação, e demonstra a preocupação da entidade no desenvolvimento sustentável do país.