Por Samanta Sallum
O local, fechado após os atos antidemocráticos, foi reaberto para o público e recebe uma mostra de filmes imersivos entre 23 e 26 de março. Projetado por Oscar Niemeyer, o monumento foi criado para homenagear personalidades que lutaram pela liberdade e pela democracia do país, como Chico Mendes, Tiradentes, Zumbi dos Palmares, nomes eternizados no Livro dos Heróis da Pátria.
A primeira mulher a entrar no livro, a enfermeira Anna Nery, é personagem da premiada ficção histórica “Quando nasce uma heroína”, destaque da programação.
Guerra do Paraguai
A experiência imersiva dura 5 minutos e, usando óculos especiais, o espectador é teleportado para 1868, para uma tenda hospitalar da Guerra do Paraguai. A mostra é produzida com recursos do FAC e também conta com o apoio do Centro Cultural Três Poderes.
Produção brasiliense
A exibição é coordenada pela Sétima Cinema e a realização também é dos diretores brasilienses Henrique Siqueira e Filipe Gontijo, da Caixote Histórias Imersivas. O público poderá escolher entre 12 experiências em diferentes linguagens e gêneros narrativos.