Por Samanta Sallum
Integrantes do grupo Empresários em Ação reuniram-se, no Palácio do Buriti, com a governadora Celina Leão, para entregar reivindicações e propostas de desenvolvimento da economia local. Entre elas:
- alteração do teto de faturamento anual das empresas para enquadramento no Simples de R$ 3,6 milhões para R$ 4,8 milhões, igualando ao teto federal.
- restabelecimento do Refis (Programa de Recuperação Fiscal).
- criação de programa no BRB de incentivo ao empreendedor, com linhas de crédito com juros reduzidos e ampliação dos prazos de pagamento.
Ampliação do metrô
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Sebastião Abritta, contou que também foram pedidas a ampliação do metrô para o setor Norte do Plano Piloto e a continuidade do projeto de revitalização das avenidas W3 Sul e Norte com a mais estacionamentos.
Combate a invasões e mais iluminação pública
Os empresários também pedem o combate ao parcelamento irregular do solo e a substituição da iluminação pública para o padrão LED, visando a mais segurança e economia. Outro pleito foi a sugestão de uma audiência pública para debater a implantação da Zona Azul (estacionamentos pagos) no Plano Piloto.
“Pedimos, ainda, a reimplantação da fiscalização com barreiras para combater a entrada de produtos sem nota fiscal no DF”, disse Abritta.
Celina Leão afirmou que vai encaminhar as demandas para avaliação da equipe do GDF. Uma outra reunião será marcada, assim que possível, para dar retorno sobre a viabilidade da lista de reivindicações do setor produtivo.
Setores representados
Também estiveram presentes à reunião Álvaro Silveira Júnior (presidente do Sindiatacadista), Janine Brito (presidente da Lide Mulher Brasília), Fernando Cézar Ribeiro (presidente da Federação da Agricultura), Rose Rainha do Sebrae-DF, Paulo Muniz (representante da Ademi/Sinduscon), Leonardo Avila do Codese, entre outras lideranças empresariais da cidade.