A expectativa para o momento do parto é algo que causa ansiedade e, às vezes, angústia para muitas mulheres. E, nessa hora, um tipo de profissional está cada vez mais sendo procurada, para dar suporte físico e emocional: a doula. Nos últimos anos, a oferta desses serviços tornou-se mais popular no Distrito Federal, contando atualmente com mais de 400 auxiliares disponíveis no mercado. Neste contexto, a educadora perinatal Marilda de Cássia Castro, 61 anos, criou a Matriusca, para promover o bem-estar das parturientes.
Marilda, que é presidente da Associação de Doulas do Distrito Federal, tem graduação em serviço social e especialização em Educação em Saúde Pública. Em 2012, ela se juntou a um grupo formado por sete mulheres e criou a Matriusca, que também oferece cursos gratuitos de doula para as que estão em vulnerabilidade social.
Ela diz que o Sebrae no DF é um grande parceiro no negócio, auxiliando com orientações administrativas e de marketing.
“A princípio, assim como as demais instituições, não entendiam muito bem o que fazíamos. Mas, ao longo do tempo, as consultorias no SebraeLab nos tornaram em uma empresa que pode enxergar mais possibilidades e realmente seguir com a doulagem como negócio.”
“Percebi que poderia ser um caminho para o empoderamento feminino, a partir do conhecimento do próprio corpo e todas as suas potencialidades de vida, uma atividade revolucionária!”, celebra.
A Matriusca funciona no Setor Comercial Norte. Contato: 3028-1455 ou pelo e-mail grupomatriusca@gmail.com.