Por Samanta Sallum
O carnaval se tornou uma fonte de oportunidade para duas amigas bem criativas iniciarem um novo negócio. A comunicóloga Tayná Haudiquet, 37, e a designer de moda Giovana Dachi, 35, ambas brasilienses, transformaram a paixão pela festividade em uma forma de ganhar dinheiro. Criaram a marca Parangolés.
Guiadas pela responsabilidade socioambiental, focam na reutilização de resíduos têxteis. Desde as primeiras peças, por exemplo, a Parangolés não descarta tecidos, e todas as sobras são armazenadas para as próximas coleções.
“A gente acredita que roupa de carnaval não é roupa descartável, carnaval é todo dia do ano. E é um estado de espírito. Como diz nosso slogan: ‘Requebrando com uma mão no joelho e a outra na consciência’, esse é o nosso propósito”, conta Tayná Haudiquet.
Inspiradas no Tropicalismo
Foi na folia de 2018, após produziram fantasias bem diferentes do que costumavam ver nas lojas, que tudo começou. A produção era composta por um maiô de tule transparente, que tinha duas margaridas nos seios, e um bordado com fitas de lantejoulas nas costas escrito “Eu não sou obrigada” — frase do movimento feminista que estava em destaque na ocasião. Assim surgiu a Parangolés, marca inspirada no Tropicalismo.
Slow fashion
A empresária explica que as roupas são feitas seguindo o princípio do upcycling, ou seja, são peças únicas. “O slow fashion tem essa lógica reversa da indústria, de fazer devagar, de fazer lento. O nosso sistema de produção respeita cada etapa da construção de um item, indo desde o design, passando pelos testes, até montagem e a finalização”, esclarece.
Superar a pandemia
A dupla de amigas teve de repensar a empresa com a pandemia. E procuraram ajuda do Sebrae/DF. “A parceria foi uma experiência ímpar de conhecimento de estratégia de negócio”, conta Tayná.
Para 2023, a marca lançou a coleção Utopia, inspirada na felicidade e na harmonia entre as pessoas, uma descrição criativa de uma sociedade ideal. Confira os looks no insta @useparangoles.
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…
Por Samanta Sallum O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) embarcou ontem de manhã do aeroporto…