Coluna Capital S/A, por Ana Dubeux (interina)
Com feriadões em vários meses, 2023 deve ser um ano para o turismo voltar a bombar depois de um período de baixa provocado pela pandemia. Apesar do aperto no orçamento das famílias brasileiras, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aposta que a receita real das atividades turísticas deve receber o maior incremento desde 2018: R$ 74,3 bilhões, o equivalente a cerca de 18% do faturamento do setor. O calendário de 2023 contará com diversos feriados ou pontos facultativos prolongados. De acordo com a CNC, cada um desses períodos pode injetar até 2,1% no volume anual de receitas do setor.
Celeiro de talentos
Quatro professores da UnB ocupam cargos estratégicos no governo Lula. Mercedes Bustamante, Nelson Barbosa, Swendenberger Barbosa e Andrey Schlee já estão despachando como presidente da Capes, diretor do BNDES, secretário executivo do Ministério da Saúde e diretor de Patrimônio Material do Iphan, respectivamente. Além da ex-aluna Leany Ramos, que foi chamada pela ministra Simone Tebet para a secretaria de Planejamento.
Guardiões da Carta
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é esperado com ansiedade em Portugal. Ele participa, amanhã, de um evento na Universidade de Coimbra, a mais tradicional do país europeu. Será a primeira vez que Mendes falará em público depois da invasão da mais alta Corte do país por terroristas. É grande o interesse sobre como o Brasil evitará que o fatídico 8 de janeiro não se repita. O tema da palestra de Gilmar diz tudo: “O STF e a Defesa da Constituição”.
Festival da Fotografia
Já estão abertas as inscrições para o Festival Mês da Fotografia. Nesta edição, serão quatro categorias: ensaio, individual, jovens fotógrafos e fotografia inclusiva, para pessoas com deficiência. A novidade de 2023 é o Prêmio Aquisição do Museu Nacional da República, no valor de R$ 10 mil reais para uma obra que fará parte do acervo da instituição. Acesse o site:
www.festivalmesdafotografia.com.br
E por falar em imagem
A premiada fotógrafa pernambucana Ana Araújo lança, nesta quarta-feira, o segundo fotolivro etnográfico, PANKARARU — Identidade, Memória e Resistência, das 19 às 23h, no Beirute da Asa Norte.