Por Samanta Sallum
Compartilhar saberes de forma lúdica. Brincar de aprender dentro de uma verdadeira usina do conhecimento. É com essa proposta que o SESI Lab abre as portas ao público no ponto de maior circulação da capital do país. A partir de 30 de novembro, o antigo Edifício Touring Club será a casa de arte, ciência, tecnologia e educação para todas as idades.
Além disso, será mais um ponto turístico. Uma das atrações é a instalação feita com colônias de bactérias, a Bacteriópolis – que contém um ecossistema com diferentes tipos de bactérias que crescem em equilíbrio. Nele, estão sendo usados lama do Lago Paranoá e compostos orgânicos do Cerrado.
A cada visita, o público encontrará uma “tela” diferente a partir das transformações orgânicas do terrário vivo.
O investimento no complexo é do Sesi Nacional, que integra a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foram aplicados no projeto R$ 160 milhões.
Anfiteatro
O museu, 100% interativo, é uma iniciativa do Sesi em parceria com o Senai. O complexo terá cinema, café e anfiteatro externo para shows e eventos culturais.
“Estamos falando de um projeto inédito no país destinado a professores, alunos, cientistas, indústria e sociedade em geral, que trará o diferencial para o aprendizado”, ressalta o diretor de Operações do Sesi, Paulo Mól.
São esperados 350 mil visitantes a cada ano. O espaço tem 8 mil m² de área construída e 32 mil m² de área verde revitalizada.
Exploratorium
A implementação do projeto conta com a assessoria técnica do Exploratorium, um dos principais centros interativos do mundo, com mais de 40 anos de experiência ,em São Francisco (EUA).