Por Samanta Sallum
Duas candidaturas já foram oficialmente inscritas para disputar a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF. As de Fernando Cézar Ribeiro, que preside a Federação da Agricultura e Pecuária (FAPE); e a de José Aparecido Freire, da Federação do Comércio, Bens e Serviços (Fecomércio).
O líder da FAPE reafirmou que está no páreo. “Não vou abrir mão da minha candidatura. Espero que o processo de eleição ocorra de forma leal e que o setor produtivo se mantenha unido”, disse à coluna. Ribeiro já participa há 12 anos como conselheiro da entidade.
A vez de quem
No entendimento de José Aparecido, a vaga para presidir o Conselho desta vez seria da Fecomércio. “Eu respeito muito o Fernando. Temos uma ótima relação. Mas acredito que, depois da Fibra, agora seja a vez da Fecomércio”, disse.
Votos
A eleição vai ocorrer na próxima quarta-feira, 23. Representantes de 13 instituições e órgãos ligados ao empreendedorismo fazem parte do Conselho e votam. Desses, 4 são do GDF (SDE, BRB, Codeplan e FAP). Outros dois são do governo federal (Caixa Econômica e Banco do Brasil). A UnB também participa, junto de outros representantes do setor produtivo, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Ribeiro e Aparecido disputam os votos desse grupo todo.
Diretor superintendente
A atual diretora administrativa do Sebrae DF, Rose Rainha, também está em campanha. Mas para o cargo de superintendente regional. E ela já conseguiu o apoio tanto de Cézar Ribeiro como de José Aparecido. Valdir Oliveira, atual superintendente, encerra o mandato em 31 de dezembro. E ele já tinha manifestado que seu ciclo na entidade regional tinha se encerrado. Que não pretendia disputar novamente o cargo.