6D00E556-8B76-425F-97D1-6AE3D9247A3F

Edison Garcia, da CEB, assume presidência do Comitê de Auditoria da Petrobras

Publicado em Coluna Capital S/A

Por Samanta Sallum 

Edison Garcia está se confirmando como um executivo de missões espinhosas. Ele, que já faz parte do Conselho de Administração da Petrobras, foi agora eleito presidente da Comissão de Auditoria Estatutária da Petrobras (CAE). Com as novas funções, Garcia acumula responsabilidades, já que também é presidente da CEB Holding. Vale lembrar que ele conduziu todo o processo de leilão da CEB Distribuidora, há 1 ano e meio, que rendeu altíssimos dividendos para a empresa e para o GDF.

Gestão de riscos

A Comissão de Auditoria da Petrobras é responsável, principalmente, por fiscalizar o trabalho dos auditores externos. O foco é a análise de gestão de riscos. No manual, há 500 itens de risco que devem ser observados de perto, desde questões ligadas à preservação do meio ambiente até os danos de imagem da empresa.

Bolsa de Valores

Garcia foi eleito, por unanimidade, pelos 10 membros do Conselho de Administração. A atuação do comitê é observada pela Bolsa de Valores americana, para dar mais segurança aos investidores internacionais.

Novo plano

Está sendo definido o novo plano interno do comitê. Ou seja, o que deve ser mais fiscalizado de perto dentro do total de itens de risco da empresa.

Fraudes corporativas

Uma das missões do comitê, por exemplo, é impedir que casos como da Enron nos EUA se repitam. Este entrou para a história empresarial como uma das maiores fraudes corporativas. A Enron, que explorava gás natural e atuava na produção de energia, criou uma ilusão contábil que falseava a real situação. A empresa de auditoria externa Arthur Andersen ajudou a sustentar a fraude da Enron, que acabou indo à falência depois e levou à prisão executivos da empresa em 2006.

Na pauta eleitoral

Os escândalos envolvendo o nome da Petrobras e suas gestões no tempo estão no cerne da pauta eleitoral no momento na disputa entre  Bolsonaro e Lula. Então, todo cuidado é pouco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*