Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF estima que a Black Friday deve movimentar cerca de R$ 193 milhões neste ano. O estudo revela que houve aumento na adesão de lojistas à data (25 de novembro), cujo principal objetivo é vender produtos com desconto para renovação dos estoques do Natal.
Em 2022, o índice de participação das empresas de 29 segmentos chega a 90,4%. Em 2021, essa expectativa era de 77,5%, mas foi superada e atingiu 84,71% do total, conforme levantamento realizado no pós-vendas.
Pesquisa de preços
“Este é o quinto ano seguido em que a maioria dos lojistas participa da Black Friday. Já a consideramos uma data incorporada ao calendário do comércio, que abre a temporada de compras natalinas. É um bom momento para que os consumidores possam adquirir presentes com descontos vantajosos. Para isso, no entanto, é preciso pesquisar bastante. Essa é nossa dica para aproveitar ao máximo o período de promoções”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.