Por Samanta Sallum
O artista plástico Carlos Bracher fez uma série numerada de gravuras da tela a óleo do Centro de eventos e Convenções Brasil 21. A obra original foi pintada por ocasião dos 50 anos de Brasília, quando se inspirou em diversos monumentos da cidade. Fabiano Cunha Campos, diretor executivo do Brasil 21, recebeu, com emoção, das mãos do artista uma das gravuras. Elas farão parte da identidade visual do empreendimento, que completa também 21 anos.
Vizinhança de JK
Em seus mais de 50 anos de carreira, Bracher, que é mineiro, ficou conhecido como um “resistente da pintura”, por ter permanecido sempre fiel às telas e pincéis. A família do artista plástico é de Diamantina, a cidade em que nasceu Juscelino Kubitschek, o criador de Brasília.
A avó de Bracher morava em frente à casa da mãe de JK. Em 1962, visitou Brasília pela primeira vez e sentiu a vontade de pintar a cidade. No entanto, esse desejo só se realizaria em 2007. Ele passou um ano na cidade, pintou próximo aos monumentos, no meio das praças, em meio aos brasilienses.
“Os céus e os abismos me assinalaram a vereda expressionista da força da cidade”, Carlos Bracher sobre Brasília.