Por Samanta Sallum
A eleição para presidente e membros da diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) foi realizada na manhã de hoje. A posse está programada para 19 de novembro. A chapa Unidos pela CNC, encabeçada pelo atual presidente, José Roberto Tadros (AM), foi confirmada vitoriosa.
Apenas uma chapa foi registrada, construída para haver consenso dentro da entidade, evitando disputas.
O mandato dos dirigentes eleitos é de quatro anos. Os membros do Conselho de Representantes, formado pelas Federações que integram o Sistema Comércio, têm poder de voto. São ao todo 28. O pleito foi convocado pela CNC, por meio de edital publicado no Diário Oficial da União.
Composição
Foram eleitos como 1º Vice-Presidente Abram Abe Szajman (SP); 2º Vice-Presidente, Luiz Carlos Bohn (RS) e 3º Vice, Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante (PI).
O Vice-Presidente Administrativo será Antonio Florencio de Queiroz Junior (RJ); e o Vice-Presidente Financeiro, Leandro Domingos Teixeira Pinto (AC). José Aparecido Freire, da Fecomércio-DF, compõe a chapa como um dos oito vice-presidentes restantes, junto de Marcelo Baiocchi, de Goiás.
Perdas na pandemia
Tadros, ao se pronunciar após o resultado, lembrou a perda de vidas durante a pandemia, que atingiu inclusive a sua própria família.
“Esta casa é uma casa de líderes, não de um líder só. Agradeço a todos pela confiança na renovação do mandato. Tivemos quatro anos muito difíceis, dois deles de pandemia, que ceifou a vida de mais de 600 mil pessoas e trouxe um grande baque para a economia. Superamos grandes desafios e avançamos. Agora, vamos unidos e mais fortes para mais quatro anos de realizações”, afirmou José Roberto Tadros, após a proclamação do resultado.