Apenas uma mulher está no páreo entre os 9 indicados para as 3 vagas de juiz do TRE/DF

Compartilhe

Por Samanta Sallum

Há uma grande expectativa por parte de entidades que atuam em defesa da representatividade feminina pelo anúncio do nome que assumirá uma das três vagas para juiz no TRE-DF. A decisão é esperada para o final desta semana. E está nas mãos do presidente Jair Bolsonaro. O nome da advogada de Brasília Mírian Lavocat é o único do sexo feminino a integrar as 3 listas tríplices para a escolha.

Atualmente, não há nenhuma mulher na composição do TRE local. Ela pode vir a ser primeira, em 10 anos, a representar a categoria dos advogados no colegiado. A primeira foi Eliene Bastos.

De olho nas Fake News

Lavocat é presidente de Comissão Especial de Reforma Tributária da OAB/DF e conselheira da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio/DF. Já atuou no Carf e foi por 10 anos advogada da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ela está na disputa pela vaga de Juiz Substituto da Classe Jurista, que será responsável por julgar a propaganda política, principalmente as fake news e o que é propagado nas redes sociais.

Rito célere

Os outros dois nomes na lista são os de Bruno Lacerda Martins e Guilherme Pupe de Nóbrega. Além desta, há duas listas para preencher as demais vagas de juiz. Elas foram oficialmente homologadas pelo TSE no final da semana passada. E agora foram encaminhadas em “rito célere” a Bolsonaro.

Diversos tribunais eleitorais no país aguardavam a homologação das listas pelo TSE e agora estão na expectativa da escolha presidencial para preenchimento das vagas.

samantasallum

Posts recentes

  • Coluna Capital S/A

Penalidade para gestor no GDF que não frear gastança e desequilibrar orçamento

LDO para 2027 prevê R$ 75 bilhões de recursos para o Distrito Federal. Governo diz…

2 horas atrás
  • Coluna Capital S/A

“Esta aí a resposta para quem me subestimou. A ideia foi minha”, diz Celina sobre ação no STF

Por SAMANTA SALLUM  Perguntada de quem foi iniciativa de entrar com ação judicial no Supremo…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Governo federal aceitou ajudar BRB para não “desmoralizar” Judiciário

Por SAMANTA SALLUM  Um dos fatores determinantes para o ministro da Fazenda, Dario Durigan, mudar…

3 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Projeto de lei Brasil contra as Bets une bolsonaristas e lulistas no Congresso

Postagem da cantora Anitta colaborou com movimento nacional e pluripartidário que pede a proibição das…

5 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Banco do Brasil e Caixa vão participar de garantia à operação de empréstimo ao BRB

Representante do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) participou de reunião no STF para fechar acordo.…

6 dias atrás
  • Coluna Capital S/A

Confira as lojas que vão oferecer produtos sem imposto, nesta quinta-feira, no DF

A previsão, neste ano, é de que 120 lojistas participem da ação. Em 2025,3 mil vendas…

1 semana atrás