Por Samanta Sallum
Os ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal Marco Aurelio Mello e Nelson Jobim foram os convidados palestrantes do 4º Encontro Nacional de Lideranças em Brasília, que reuniu empresários e entidades de servidores públicos como o dos policiais federais, Fenapef, e o SindiReceita. Na sua fala, Marco Aurelio rebateu os questionamentos do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral.
“O dirigente maior do país, a meu ver em ato falho, critica a urna eletrônica, mas o faz esquecendo-se de que foi eleito graças a esse sistema. A urna eletrônica veio para preservar a decisão e a vontade de cada eleitor”, destacou. E foi aplaudido no final.
Nelson Jobim também fez defesa da eficácia das urnas eletrônicas e criticou a agressividade do debate político atual. “A democracia é a capacidade de falarmos, e é importante a divergência. Isso faz com que possamos construir as soluções do país através da divergência, e que não leve à inimizade”, disse.
Jobim, que foi ministro da Defesa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, disse que adversários no campo político não podem virar “inimigos a serem destruídos”. “Não é assim que se constrói o futuro”, reforçou.
O evento foi realizado na noite de terça-feira no estádio Mané Garrincha. Reuniu cerca de 600 pessoas. Além de empresários e sindicalistas do serviço público, estiveram presentes parlamentares e políticos. A candidata a vice-governadora do Distrito Federal, na chapa de Ibaneis Rocha, a deputada federal Celina Leão, passou por lá para cumprimentar os ex-ministros. Celina é da base bolsonarista no Congresso.