Por Samanta Sallum
Os efeitos do barulho na infância e nas escolas serão o tema do seminário realizado no Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído (Inad), na próxima quarta-feira, dia 27, às 19h30, no auditório do CAU/DF. O evento é apoiado Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF).
O seminário contará com a palestra da diretora da entidade, a arquiteta Cândida Maciel. Ela antecipou que o tratamento acústico em uma escola do Distrito Federal será realidade ainda neste ano. “Já conseguimos os fornecedores e, em breve, executaremos a obra”, contou.
O projeto de acústica será doado pela Síntese Acústica, associada ao Sinduscon-DF. Junto da Secretaria de Educação, está sendo definida qual unidade de ensino, em região carente, vai receber o benefício para ser referência.
O objetivo é garantir que as salas de aula fiquem protegidas dos ruídos externos e, assim, os alunos possam ter mais concentração.
O seminário é uma iniciativa da Associação Brasileira de Acústica – Regional Centro-Oeste (Sobrac-CO), com apoio também do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), além das empresas Saint-Gobain, Síntese Acústica e Hometeck.
Cartilha para as construtoras
Neste ano, o Sinduscon-DF vai elaborar uma cartilha de boas práticas para distribuir às construtoras. A ideia é levar orientações sobre o que as empreiteiras podem fazer, do ponto de vista técnico, para ter um ruído menor nas obras.