Por Samanta Sallum
Inaugurado em 2018, o Quanto Café, na 103 Norte, ganhou destaque por servir cafés especiais e cardápio preparado no local, com resgate do processo artesanal. Os sócios Elaine Lina e Gustavo Pimentel decidiram ampliar o negócio e passaram a torrar o café que servem. Abriram recentemente o Quanto Torrefação.
Kit com grãos nobres
Nesta semana, os empreendedores, que são primos, apostam mais alto: lançam um novo produto embalado para levar. “É um kit pensado especialmente para presentear, por se tratar de grãos nobres, colhidos à mão e torrados artesanalmente. Isso tudo com muito respeito à cadeia produtiva”, conta Lina.
Funcionários em primeiro lugar
Depois de passar pela difícil fase da pandemia, os sócios do Quanto Café comemoram a volta do salão cheio, com as 11 mesas sempre disputadas. “Nós íamos abrir a torrefação em 2019, mais veio a pandemia e usamos o dinheiro para pagar nossos funcionários, mesmo com o café fechado. Não queríamos demitir ninguém. Então, só agora recuperamos o fôlego para voltar a investir no negócio”, explica Lina.
Espaço de cura
Eles relembram, com emoção, quando os clientes iam solitários ao Quanto chorar a perda de um ente querido. “Sentimos que aqui era um espaço de cura, de pausa, de reflexão para aquele momento tão difícil que todos passávamos. Vinham para cá pessoas que tinham saído de algum velório”, contam Gustavo e Lina.
Agora, com a vacinação, o clima é outro. “A alegria voltou, os amigos se reunindo de novo para celebrar a vida.”