Por Samanta Sallum
A primeira rodada do Hackathon – “O DF que a gente quer” contou com a participação empolgada de representantes de diversas regiões administrativas. A iniciativa busca dar voz e espaço para que as comunidades apresentem ideias que possam ajudar no desenvolvimento econômico e social de suas localidades.
O evento é realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do DF (Codese) e ocorreu no sábado, na faculdade Senac. Contou com a participação da fundadora do Iesb, Eda Machado, do vice-presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso, do subsecretário de Empreendedorismo do DF, Danilo Ferreira, e do presidente do Codese, Leonardo Ávila.
“Como representantes da sociedade civil, queremos ouvir de perto todas as comunidades do DF e acolher suas propostas”, destacou Ávila.
As cidades premiadas:
- Sobradinho II recebeu Menção Honrosa pelo projeto que une casa de acolhimento para mulheres vítimas da violência doméstica com geração de renda para elas, por meio da produção de compotas e doces de frutos do Cerrado.
- O primeiro lugar foi para Planaltina com a ideia do Paisagismo Cultural. Uma proposta para fortalecer o turismo. Itapuã ficou em segundo com o projeto para transformação de autônomos em MEI com capacitação profissional.
- O “Circuito Paranoá – Brasília nasce aqui” foi escolhido em terceiro lugar.
No próximo sábado tem outra rodada com a participação de mais regiões do DF.
O Hackathon é dividido em 4 eventos, nos meses de fevereiro e março, envolvendo todas as 33 regiões administrativas do DF. A população de cada cidade mapeará suas “riquezas” locais e escolher aquelas com potencial de desenvolvimento socioeconômico regional.
As melhores ideias serão apresentadas e premiadas em um evento Museu Nacional em 26 de março.
Confira o calendário e quando a sua cidade participará:
1ª fase – 12 de fevereiro
Local: Faculdade Senac – 713/913 Sul
Horário: das 8h às 18h
2ª fase – 19 de fevereiro
Cidades participantes: Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way, Jardim Botânico e PAD-DF.
3ª fase – 12 de março
Local: A DEFINIR
Horário: das 8h às 18h
Cidades participantes: Brazlândia, Ceilândia, Sol Nascente, Samambaia, Recanto das Emas, Gama e Santa Maria.
4ª fase – 19 de março
Local: A DEFINIR
Horário: das 8h às 18h
Cidades participantes: Taguatinga, Vicente Pires, Estrutural, SAI, Águas Claras, Arniqueiras, Guará I e II, Cruzeiro, Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste, Noroeste, Lago Sul e Lago Norte.
Inscrições GRATUITAS – Vagas LIMITADAS.
Participarão do Hackathon lideranças comunitárias, estudantes e pessoas atuantes em todas as cidades do Distrito Federal, mas qualquer interessado também pode se inscrever.
Informações por telefone ou WhatsApp: (61) 99198-0938 ou por e-mail: atendimento@espacomultiplicidade.com.br