27/05/2019. Credito: Walder Galvao/CB/D.A Press. Sorteio Nota Legal. Credito: Walder Galvao/CB/D.A Press

GDF estendeu prazo do Nota Legal devido a excesso de demanda no último dia

Publicado em Coluna Capital S/A

Coluna Capital S/A, por Jéssica Eufrásio (interina)

A Secretaria de Economia do Distrito Federal prorrogou o prazo para indicação de créditos do programa Nota Legal. Agora, os contribuintes têm até sexta-feira para registrar como usarão os descontos disponíveis para abatimento sobre o IPVA e o IPTU. A mudança decorreu de instabilidades no portal notalegal.df.gov.br. Do início da tarde até a noite de ontem (31/1), o site registrou problemas, o que impossibilitou a finalização do processo para diversos contribuintes.

Sobrecarga de acessos
Nas mídias sociais, internautas reclamaram de dificuldades para acessar a plataforma, que apresentou mensagens de erro devido à quantidade de acessos simultâneos, o que gerou sobrecarga. “Assim que a instabilidade no sistema do Nota Legal foi identificada, na tarde desta segunda-feira (31), as equipes da Secretaria de Economia se empenharam em resolver a questão, o que já ocorreu. O acesso ao sistema está normalizado”, divulgou a pasta, ontem à noite. A corrida dos brasilienses no que seria a data-limite gerou mais de R$ 4 milhões em indicações em menos de 24 horas.

Evasão e sonegação
Em 31 de dezembro, o GDF tinha mais de 1,6 milhão de débitos tributários inscritos na dívida ativa a receber, um total de R$ 29,2 milhões. Ontem, o Executivo local divulgou uma lista de sete medidas para evitar a evasão e a sonegação em 2022. Entre elas estão a implementação de nota fiscal eletrônica (NF-e) na fatura de serviços de comunicação e energia elétrica, além de melhorias nas medidas de segurança para evitar fraudes no uso e na obtenção de créditos do Nota Legal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*