Por Samanta Sallum
Projeções para o DF
José Aparecido Freire, presidente da Fecomércio DF
Possibilidade existe, mas até agora não temos nenhuma sinalização do governo em relação a novos fechamentos ou restrições. O que temos visto é que os sintomas dos novos casos de Covid-19 são leves para quem já está vacinado. Acredito que esteja havendo um alarde com relação a um novo lockdown.
•. O senhor acha que realmente já estamos na fase de retomada econômica? O que será preciso para consolidar esse processo?
O segundo semestre de 2021 foi muito bom e consolidou o início da retomada econômica no Distrito Federal. Para continuarmos com esse movimento, é necessário que não haja fechamento total do comércio em função de uma nova onda de Covid-19.
• Quais são as expectativas do setor de comércio, turismo, bens e serviços no DF para 2022?
As expectativas são boas, já que tivemos o segundo semestre de 2021 com ótimos resultados, conforme mostraram as pesquisas do Instituto Fecomércio-DF para as datas comemorativas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. As empresas voltaram a investir e voltaram a gerar emprego. O comércio foi um dos setores que mais empregou no ano passado no Distrito Federal. Apesar de ser um ano de eleição, esperamos que em 2022 possamos ter estabilidade e superar a questão da pandemia com a vacinação, com tranquilidade para seguir crescendo.
O Sistema Fecomércio-DF, por meio do Sesc e do Senac, vem oferecendo diversos serviços para a população. Além do Mesa Brasil, que promove segurança alimentar, e do projeto Fecomércio Perto de Você, que passará por várias cidades do DF em 2022 oferecendo assistência gratuita em diversas áreas, estamos reforçando o Programa Senac de Gratuidade (PSG). Só este ano, já entregamos 800 vagas em diferentes cursos que impactam o desenvolvimento da economia.
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…
Por SAMANTA SALLUM Acompanhando do governador Ibaneis Rocha, o novo presidente do BRB, Nelson Souza,…
Auditoria inédita do TCU aponta descontrole das operadoras de telecomunicações na venda de chips. E…
Coluna Capital S/A de 28 de novembro Por SAMANTA SALLUM A aprovação do Plano Diretor…