Por Samanta Sallum
Descobrir em você novos talentos. Aposte nisso como ingrediente especial de um bolo que você pode se arriscar a fazer. Tente sair das receitas tradicionais e inovar na cozinha, no trabalho e na vida pessoal. A experiência de tentar já vale a pena.
Reinventar-se virou o mantra dos tempos de pandemia, de crise econômica e até existencial. Neste último ano, conheci histórias inspiradoras que contei pela coluna Capital S/A . Gente que mudou os rumos da vida ao dar vazão a um talento ou sonho ao se tornar empreendedor. Faço aqui uma breve retrospectiva. Lembro delas porque nos mostram que é preciso enxergar a janela quando
a porta se fecha.
São exemplos como o de Alexandre, ex-jogador de futebol de um time de Brasília que, depois de nove meses sem salário, teve de se virar para sobreviver. E só, assim, encontrou o sucesso. Começou a fazer bombons caseiros. O negócio cresceu e hoje ele é estrela no campo empresarial. É dono de uma marca de chocolates finos conhecida nacionalmente.
Temos a Milena que viu os vestidos de sua loja ficarem encalhados por causa da pandemia. Passou a fabricar, então, pijamas e bateu recordes de vendas. A Jamile descobriu seu talento quando buscou algo para desestressar da pesada rotina de estudos para concurso. Ela começou a fazer tortas. A atividade lúdica virou empresa e hoje ela tem o Ateliê de Bolos.
A maternidade fez a engenheira Valéria deixar o mundo corporativo para se dedicar a uma linha de alimentação para bebês e crianças. Ela criou a marca de produtos e conquistou muitas famílias como clientes. Alguns se reinventam por opção e outros por necessidade. Mas todos tiveram coragem para fazer diferente.
Não basta ter a ideia. É preciso foco e esforço. Mas, quando é naquilo que gostamos de fazer, isso pode ser melhor traduzido em empenho e motivação. Faça do seu jeito esse ´´bolo´´ para 2022 com seu toque pessoal, se permitindo descobrir novos sabores e experiências.