Por Samanta Sallum
Representantes do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) vão pedir uma reunião técnica com o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, para a aprovação da nova Luos. O objetivo é sensibilizar o Legislativo local a apreciar o projeto de lei em plenário.
Continuidade à tramitação
Rafael Prudente afirmou ao Correio que o texto do jeito que está não passará na Câmara. E sugeriu que o GDF pegasse de volta o projeto para fazer ajustes. Mas entidades do Conplan defendem que a proposta continue sendo encaminhada no Legislativo e que não há necessidade de voltar para o Palácio do Buriti.
Entre as entidades do Conplan que querem a reunião com Prudente, estão OAB/DF, Fibra, Federação dos Inquilinos do Distrito Federal (FID/DF), Fecomércio, Prefeitura Comunitária dos Moradores da Colônia Agrícola Sucupira (Precomor) e Ademi.
Divisão entre os deputados
A nova versão da Luos, aprovada pelo Conplan, foi enviada há 1 ano pelo GDF à Câmara. Chegou a passar nas comissões de Assuntos Fundiários e de Desenvolvimento Econômico. Já reúne mais de 70 emendas.
Os deputados distritais estão divididos. Alguns são contra a retirada do projeto da Casa e querem votar. Outros resistem a levar o texto a plenário.