Por Samanta Sallum
Alexandre Ferreira, 31, era um promissor jogador de futebol do time do Gama. Chegou a disputar como lateral esquerda a série B do Brasileirão. Mas as dificuldades financeiras, meses de salários atrasados, o fizeram em 2009 investir em outro campo: o do empreendedorismo.
O objetivo era ter uma renda que o mantivesse e, assim, pudesse continuar no futebol. Porém, em pouco tempo, a situação mudou de uma forma que ele não havia previsto. Os bombons caseiros, que aprendeu a fazer com a mãe de um amigo, viraram um sucesso.
“Eu jogava e treinava durante o dia e produzia os chocolates à noite, até de madrugada. Vendia lá no clube mesmo”, conta ele. Tudo começou na cozinha do apartamento dos pais, no Cruzeiro Novo. A demanda foi aumentando, e Alexandre viu o espírito empreendedor aflorar cada vez mais. Acabou deixando a bola para se dedicar totalmente ao negócio que estava prosperando.
Charme em Casamentos
O que começou há mais de uma década, de forma artesanal, hoje é uma empresa de porte que conta com duas fábricas, produz cerca de 600 quilos de chocolate por mês, fornece para supermercados, farmácias e tem entre os clientes grandes empresas,como a IBM. Mas, em especial, a Aguimar Ferreira Chocolateria virou referência primeiro em doces especiais para eventos como casamentos. A atriz Agatha Moraes, de Verdades Secretas, teve o mimo nas bodas.
Celebridades como Anita, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Juliana Paes e Gracyanne Barbosa já experimentaram os chocolates Aguimar Ferreira. A marca tem clientes em todo o país. E não falta nas festas das duplas sertanejas, que estão na parada.
Para coroar o sucesso, Alexandre acaba de inaugurar a primeira loja física, no ParkShopping. O nome da marca é uma homenagem aos pais de Alexandre.
Doces high-tech
O jovem empresário desenvolveu uma linha de chocolates personalizados com a impressão de imagens, totalmente comestíveis, diretamente sobre o chocolate sem precisar de papel de arroz. E também pode ser inserido QR Code que faz o link para sites, vídeos e conteúdos institucionais.
Unindo sabor com tecnologia de ponta, Alexandre é procurado por clientes de todo o Brasil, inclusive celebridades. Tem parceria com o chef Ricardo Arriel, com quem desenvolveu uma linha de chocolates funcionais e com sabores especiais.
Mentoria
A história de Alexandre é motivo de orgulho para o superintendente do Sebrae DF, Valdir Oliveira.
“Acompanhamos esse jovem desde o início e é emocionante ver a evolução dele e todo o resultado alcançado com o suporte do Sebrae.” Ele colocou Alexandre em contato com outros empresários de Brasília para que ganhasse know-how de olho na exportação.
“Temos aqui no DF um grande exportador que é o Jurandir da Panebras. E pedi a ele que fizesse uma mentoria para Alexandre. Ele foi muito atencioso. Temos uma rede empreendedora que ajuda muito”, aponta Oliveira.
Passe internacional
A meta da chocolateria é chegar a 1 tonelada de produção em 2022 e inaugurar mais lojas físicas. A próxima deve ser no Sudoeste. Alexandre lembra que chegou a vender bombons no Congresso Nacional. “Eu levava junto um vídeo com minha atuação no futebol para mostrar. Vendi chocolate até para o Romário”, conta.
Se como jogador seu passe não chegou onde sonhou, suas trufas e barras de cacau o estão levando longe. México e Dubai já estão na rota.
Recorde de consultorias
O Sebrae DF acabou de marcar um golaço no embalo de histórias como a de Alexandre. Bateu recorde em consultorias gratuitas para micro e pequenas empresas em 2021.
Contabilizou 216 mil horas de atendimento para 80 mil empresas. Marketing Digital e Finanças foram os temas mais procurados. E ainda dá tempo de participar. A entidade fornecerá o serviço até 30 de novembro. Mais detalhes no site do Sebrae.
O Distrito Federal tem cerca de 167,7 mil contas abertas na B3, com montante de…
Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF prevê a regularização de áreas e a definição…
Câmara Legislativa propõe audiência pública para debater o tema em fevereiro. Iphan já foi consultado …
Deputado do PL ultrapassou o número de seguidores do presidente Lula no Instagram com alarme…
Expectativas quanto ao futuro da economia no país soam ruins, segundo pesquisa da CNI Por…
Governo sofre nocautepelas redes sociais por fake news Por Samanta Sallum Depois de mais um…