Por Samanta Sallum
Alexandre Ferreira, 31, era um promissor jogador de futebol do time do Gama. Chegou a disputar como lateral esquerda a série B do Brasileirão. Mas as dificuldades financeiras, meses de salários atrasados, o fizeram em 2009 investir em outro campo: o do empreendedorismo.
O objetivo era ter uma renda que o mantivesse e, assim, pudesse continuar no futebol. Porém, em pouco tempo, a situação mudou de uma forma que ele não havia previsto. Os bombons caseiros, que aprendeu a fazer com a mãe de um amigo, viraram um sucesso.
“Eu jogava e treinava durante o dia e produzia os chocolates à noite, até de madrugada. Vendia lá no clube mesmo”, conta ele. Tudo começou na cozinha do apartamento dos pais, no Cruzeiro Novo. A demanda foi aumentando, e Alexandre viu o espírito empreendedor aflorar cada vez mais. Acabou deixando a bola para se dedicar totalmente ao negócio que estava prosperando.
Charme em Casamentos
O que começou há mais de uma década, de forma artesanal, hoje é uma empresa de porte que conta com duas fábricas, produz cerca de 600 quilos de chocolate por mês, fornece para supermercados, farmácias e tem entre os clientes grandes empresas,como a IBM. Mas, em especial, a Aguimar Ferreira Chocolateria virou referência primeiro em doces especiais para eventos como casamentos. A atriz Agatha Moraes, de Verdades Secretas, teve o mimo nas bodas.
Celebridades como Anita, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Juliana Paes e Gracyanne Barbosa já experimentaram os chocolates Aguimar Ferreira. A marca tem clientes em todo o país. E não falta nas festas das duplas sertanejas, que estão na parada.
Para coroar o sucesso, Alexandre acaba de inaugurar a primeira loja física, no ParkShopping. O nome da marca é uma homenagem aos pais de Alexandre.
Doces high-tech
O jovem empresário desenvolveu uma linha de chocolates personalizados com a impressão de imagens, totalmente comestíveis, diretamente sobre o chocolate sem precisar de papel de arroz. E também pode ser inserido QR Code que faz o link para sites, vídeos e conteúdos institucionais.
Unindo sabor com tecnologia de ponta, Alexandre é procurado por clientes de todo o Brasil, inclusive celebridades. Tem parceria com o chef Ricardo Arriel, com quem desenvolveu uma linha de chocolates funcionais e com sabores especiais.
Mentoria
A história de Alexandre é motivo de orgulho para o superintendente do Sebrae DF, Valdir Oliveira.
“Acompanhamos esse jovem desde o início e é emocionante ver a evolução dele e todo o resultado alcançado com o suporte do Sebrae.” Ele colocou Alexandre em contato com outros empresários de Brasília para que ganhasse know-how de olho na exportação.
“Temos aqui no DF um grande exportador que é o Jurandir da Panebras. E pedi a ele que fizesse uma mentoria para Alexandre. Ele foi muito atencioso. Temos uma rede empreendedora que ajuda muito”, aponta Oliveira.
Passe internacional
A meta da chocolateria é chegar a 1 tonelada de produção em 2022 e inaugurar mais lojas físicas. A próxima deve ser no Sudoeste. Alexandre lembra que chegou a vender bombons no Congresso Nacional. “Eu levava junto um vídeo com minha atuação no futebol para mostrar. Vendi chocolate até para o Romário”, conta.
Se como jogador seu passe não chegou onde sonhou, suas trufas e barras de cacau o estão levando longe. México e Dubai já estão na rota.
Recorde de consultorias
O Sebrae DF acabou de marcar um golaço no embalo de histórias como a de Alexandre. Bateu recorde em consultorias gratuitas para micro e pequenas empresas em 2021.
Contabilizou 216 mil horas de atendimento para 80 mil empresas. Marketing Digital e Finanças foram os temas mais procurados. E ainda dá tempo de participar. A entidade fornecerá o serviço até 30 de novembro. Mais detalhes no site do Sebrae.