Por Samanta Sallum
Há 1 ano, a família Bonato fez uma ousada aposta. Cultivar uvas em sua propriedade no PAD/DF, a 60km do centro de Brasília. A colheita chegou em setembro e o resultado foi positivo. O vinhedo Oma Sena colheu a primeira safra de uvas sauvignon blanc e syrah.
Formada em agronomia, pela UnB, a brasiliense Isabella Bonato, 30 anos, acreditou no potencial do agronegócio e hoje administra o empreendimento com o pai, Jacó Paulo, a mãe, Cristina, e o irmão Rafael.
Aprendizado em Minas
Com apoio do Sebrae DF, Isabella participou de missões empresariais para Petrolina, em Pernambuco; Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul; e para o sul de Minas, na região da Serra da Mantiqueira, e adquiriu ainda mais conhecimento sobre o cultivo da uva vinífera.
“Foi assim que realmente me convenci de que o negócio era viável e que podíamos mergulhar nesse projeto”, conta. E foi a técnica usada em Minas que ela trouxe para o seu cultivo.
Cabernet Sauvignon
Com os resultados positivos , a família Bonato iniciou um processo de microvinificação e, no momento, já planeja alçar voos maiores. O objetivo é produzir vinhos utilizando outras variedades de uvas, e para isso Isabella ampliou a área de produção, onde também estão sendo cultivadas uvas do tipo cabernet sauvignon.
Passeios harmonizados
Além da produção própria, a família Bonato faz parte da Vinícola Brasília. O empreendimento reúne todas as 10 famílias de produtores de uvas e está sendo erguido na região do PAD/DF. Será inaugurado no que vem. O espaço será vitrine para a produção de vinhos de qualidade produzidos no território brasiliense e pretende inserir o DF no mapa do enoturismo nacional.
As propriedades estão se preparando para receber visitantes, oferecer passeios harmonizados e realizar eventos que valorizem a cultura do vinho local. A expectativa é comercializar 200 mil litros da bebida por ano.