Por Samanta Sallum
Comitiva do GDF liderada pelo governador Ibaneis Rocha foi a São Paulo ontem lançar oficialmente o fundo imobiliário para o desenvolvimento do novo Distrito de Inovação e Tecnologia em Brasília (Biotic), que será localizado na Granja do Torto. O FII Biotic é o maior fundo imobiliário ASG (Ambiental, Social e Governança) do país.
Cidade inteligente com moradia e coworking
A estimativa é abrigar 800 empresas e mais de 2 mil estações de coworking (trabalho colaborativo), com geração de 7,6 mil postos de trabalho e 9,5 mil moradores no local. A meta é ser uma smart city (cidade inteligente), onde pessoas possam viver, estudar e trabalhar no mesmo local.
Ação estratégica
A primeira fase de captação de recursos vai buscar R$ 1,1 bilhão, de um total previsto de R$ 6 bilhões. Esta é uma parceria entre o Executivo lobal e o setor produtivo. “Esse projeto vai dar rentabilidade para os empresários e investidores, além de gerar muitos empregos. É uma ação estratégica para o desenvolvimento econômico do Distrito Federal” afirmou Ibaneis. Participam do projeto Terracap e BRB.
Fundos de Pensão
A gestora Integral Brei venceu a concorrência para estruturar o fundo. O diretor executivo da empresa, Vitor Bidetti, informou que o planejamento prevê a captação dos recursos com investidores profissionais, como grandes fundos de pensão, fundos soberanos e grandes family offices.
Indústria limpa
O presidente da Federação das Indústrias do DF, Jamal Bittar, também foi a São Paulo para participar do evento.
“Este é um passo importante para a consolidação do Biotic como polo tecnológico, como um espaço para o desenvolvimento de uma indústria limpa e de alto valor agregado, com capacidade para gerar conhecimento, empregos e renda para a cidade”, explicou.