O Instituto Federal de Brasília (IFB) recebeu nota máxima, conceito 5, no processo de recredenciamento institucional promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação é conduzida por uma comissão instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).
“Este é o reconhecimento da excelência do nosso trabalho de transformar vidas por meio da educação. Esta nota é uma conquista de toda a comunidade acadêmica, professores, técnicos, colaboradores e estudantes, que estão ou que já passaram pela instituição nestes 13 anos de história. Mas também é uma conquista do DF, que acolheu de braços abertos o IFB no seu quadradinho e agora tem mais uma instituição pública de ensino com conceito máximo de qualidade”, destacou a reitora do IFB, Luciana Massukado (foto).
O processo avalia cinco dimensões dispostos no Sinaes: eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional; eixo 2 – Desenvolvimento Institucional; eixo 3 – Políticas Acadêmicas; eixo 4 – Políticas de Gestão; e eixo 5 – Infraestrutura. As notas são atribuídas em uma escada de 1 a 5, onde 5 é a nota máxima, 3 é positiva e as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.
O conceito tem validade por dez anos, até que uma nova avaliação seja feita.
Para atender à comissão de avaliação, que, devido à pandemia, adaptou as entrevistas, visitas e coleta de dados para o formato virtual, a Pró-reitoria de Ensino do IFB organizou uma força-tarefa coordenada pelo pesquisador institucional, Tiago Borges dos Santos, com a participação de diversos servidores da Reitoria e dos campi, além de estudantes.
O grupo foi responsável por fornecer informações, responder questionário enviado pelo Inep/MEC, reunir documentos comprobatórios das políticas e ações da instituição nos últimos cinco anos, além de conduzir a visita virtual dos avaliadores nos campi Brasília e Taguatinga, a fim de conhecerem as instalações, tais como laboratórios, bibliotecas e equipamentos.
A pró-reitora de Ensino, Veruska Machado, ressaltou a trajetória da instituição, que a cada ano aperfeiçoa seus processos, e o trabalho coletivo dos servidores para a conquista desta nota. “Seguiremos a todo vapor, pois, mesmo com o conceito máximo, o IFB precisar trabalhar no próximo período para melhorar os diversos apontamentos realizados pela comissão. O relatório de avaliação nos aponta caminhos para continuar impulsionando o crescimento da instituição. Importante é saber que estamos no caminho certo”, afirmou Veruska.
O processo, que gerou conceito máximo para o IFB, segue agora para a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC para análise e posterior publicação de portaria no Diário Oficial.
Informações sobre os cursos oferecidos em www.ifb.edu.br