A pandemia colocou tudo fora de ordem. Mudou hábitos, chamou atenção para a importância do sistema de saúde pública, de isolamento social e da ciência para vencer a guerra contra a covid-19. Trouxe também uma grave crise econômica que abateu violentamente o setor produtivo. Muitos empresários e empreendedores se viram em meio à ameaça de falências. Alguns se reinventaram e outros lutam obstinadamente para não fechar as portas. Nesse cenário, o Sebrae teve importante atuação para ajudar pequenas e médias empresas a superarem o momento. O superintendente no DF, Valdir Oliveira, resumiu em cinco passos como vencer a crise.
Organizar as contas
Segundo ele, o primeiro passo é não ficar preso à lamentação. “É o canto do poeta, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”, diz. O segundo é organizar as contas. “É importante entender o que pode aguardar e o que não pode, além das contas que podem e devem ser cortadas”, explica Valdir.
Buscar novas oportunidades
O terceiro passo é aguçar o olhar empreendedor, aquele que olha para o problema e vê a oportunidade. “Toda crise tem oportunidade, essa é uma verdade incontestável.”
O quarto passo é otimizar o tempo. A parada nas suas atividades, em função da pandemia, desorganiza a vida e a rotina. Colocar em ordem o seu tempo e aproveitar momentos de parada para um aprendizado é fundamental, segundo Valdir.
Meta de sobrevivência
Como quinto e último passo, defina uma meta diária e faça o acompanhamento. A sobrevivência pode estar ligada a essa meta. Defina a sua e corra atrás para vencer essa crise.
“O segredo é nunca desacreditar nos sonhos. São eles que nos fazem viver” , afirma Valdir Oliveira.
Regulamentação do uso da IA no país avança no Senado e relator do projeto afirma que pode…
Tradicionalmente realizada na última sexta de novembro, o dia de promoções tem se firmado como…
Evento teve a presença do ministro das Comunicações, que fez critica aos conselheiros da Aneel …
Por Samanta Sallum A Câmara dos Deputados recebeu ontem o anteprojeto de lei elaborado por…
Entidade que representa a indústria reclamou que decisão de aumentar taxa Selic é baseada em…
Por Samanta Sallum Os aluguéis no Distrito Federal subiram 0,46% de agosto para setembro e,…