A pandemia colocou tudo fora de ordem. Mudou hábitos, chamou atenção para a importância do sistema de saúde pública, de isolamento social e da ciência para vencer a guerra contra a covid-19. Trouxe também uma grave crise econômica que abateu violentamente o setor produtivo. Muitos empresários e empreendedores se viram em meio à ameaça de falências. Alguns se reinventaram e outros lutam obstinadamente para não fechar as portas. Nesse cenário, o Sebrae teve importante atuação para ajudar pequenas e médias empresas a superarem o momento. O superintendente no DF, Valdir Oliveira, resumiu em cinco passos como vencer a crise.
Organizar as contas
Segundo ele, o primeiro passo é não ficar preso à lamentação. “É o canto do poeta, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”, diz. O segundo é organizar as contas. “É importante entender o que pode aguardar e o que não pode, além das contas que podem e devem ser cortadas”, explica Valdir.
Buscar novas oportunidades
O terceiro passo é aguçar o olhar empreendedor, aquele que olha para o problema e vê a oportunidade. “Toda crise tem oportunidade, essa é uma verdade incontestável.”
O quarto passo é otimizar o tempo. A parada nas suas atividades, em função da pandemia, desorganiza a vida e a rotina. Colocar em ordem o seu tempo e aproveitar momentos de parada para um aprendizado é fundamental, segundo Valdir.
Meta de sobrevivência
Como quinto e último passo, defina uma meta diária e faça o acompanhamento. A sobrevivência pode estar ligada a essa meta. Defina a sua e corra atrás para vencer essa crise.
“O segredo é nunca desacreditar nos sonhos. São eles que nos fazem viver” , afirma Valdir Oliveira.
Piloto de uma das aeronaves disse que era um dia para entrar na história da…
Sobre Flávio Bolsonaro, comentou que há espaço para outros nomes da direita, mas que campo…
Coluna Capital S/A de 9 de dezembro Por SAMANTA SALLUM O comércio do DF espera…
Por SAMANTA SALLUM O Sesi Lab inaugurou neste sábado a exposição Palavras que Voam: Acervo…
Alteração no Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis estabelece agora valor de mercado do…
Por SAMANTA SALLUM Lançado em maio de 2024, o Programa Acredita chegará ao fim de…