A desvalorização do real diante do dólar é um grande incentivo para a busca por mercados fora do Brasil. Mas exportar é uma estratégia que deve ser muito bem planejada, aponta a Federação das Indústrias do DF (Fibra). Para impulsionar os produtos locais no mercado internacional, será realizada, entre hoje (12) e sexta-feira (16), a Semana da Empresa Exportadora.
Empresários interessados em buscar novos negócios fora do Brasil poderão participar gratuitamente do evento on-line promovido pela Fibra por meio do Centro Internacional de Negócios do DF (CIN-DF).
Em uma série de palestras, os participantes vão conhecer mais sobre o trabalho de instituições que podem ajudar as empresas.
“Períodos de crise demandam que empresas se reestruturem, inovem. Com a Semana da Empresa Exportadora, a Fibra quer levar informação para que empresários possam se planejar e exportar de forma eficiente e rentável”, ressalta o presidente da Fibra DF, Jamal Bittar.
Gestão de negócios
Os encontros virtuais serão sempre das 17h às 18h. Serão abordados temas como gestão de negócios internacionais, linhas de financiamento e definição de estratégias de exportação.
“Para participar, não é necessário ter conhecimento sobre o assunto. Oferecemos esta semana como uma oportunidade para a empresa conhecer uma nova forma de atuar, atualizar seu modelo de negócio e ampliar o campo de atuação”, explica a gerente do CIN-DF, Viviane Brunelly.
Além da Fibra, participarão representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Banco do Brasil, do Banco de Brasília (BRB), dos Correios, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF. Todos são apoiadores da iniciativa.
As inscrições estão abertas pelo site bit.ly/semanadaempresaexportadora. Os links das transmissões ao vivo serão enviados para o e-mail cadastrado pelo participante.