Os nomes serão confirmados até hoje, às 18h, quando se encerra o prazo para os registros. As prováveis candidaturas são de: Édson de Castro, presidente do Sindivarejista e atual presidente em exercício da Fecomércio; Ovídio Maia, presidente do Sindicato das Imobiliárias; João Aparecido, do Sindicato dos Papelarias; Sérgio Lúcio Andrade, do Sindicato das lojas de Autopeças; e Valdenir, do Sindicato das Feiras.
Votos dos sindicatos
A eleição será realizada em 5 de março. O novo presidente será escolhido pelos votos dos 27 integrantes da diretoria da Fecomércio. Cada um representa um sindicato filiado.
Gestão compartilhada
Nos próximos 90 dias, a gestão do Sesc e do Senac no DF será assumida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Segundo a entidade, é um rito padrão. Uma forma de garantir mais estabilidade à transição de gestão.
A medida ocorre quando a presidência das entidades regionais fica vaga por motivo adverso ou inesperado. Isso aconteceu quando o ex-presidente da Fecomércio DF Adelmir Santana renunciou ao cargo há 2 anos.
Homenagens
Francisco Maia foi eleito em 2019 para presidir a Fecomércio no DF. Não conseguiu terminar a gestão. Faleceu na semana passada, vítima de complicações causadas pelo Covid-19. A missa de sétimo foi realizada ontem com várias homenagens ao legado que deixou. Maia era muito próximo do presidente da CNC, José Roberto Tadros (foto), de quem tinha grande apoio.