O Brasil atingiu 1,8 milhão de empreendedores com mais de 65 anos, o que corresponde a 7,3% do total de donos de negócios de pequeno porte. E eles são os que mais empregam no país, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae com dados do IBGE.
A maior proporção de empregadores (20%) está localizada nesse perfil de empreendedor. Desses 71%, com 1 a 5 funcionários e 29% têm 6 ou mais.
Bom uso do tempo
É no setor de serviços, 36%, que mais se concentram. Na agropecuária, estão 23%, 19% no comércio, 14% na indústria e 8% na construção. Eles sabem também otimizar o tempo, pois são os que trabalham menos horas por semana para garantir renda acima de R$ 5 mil.
Do Feitiço da Vila para o DoceLu Café com Flores
Mea Araújo, 85 anos, é exemplo de empreendedorismo na terceira idade. Ela veio de Alagoas para a inauguração da nova capital. Completou 60 anos de Brasília junto da cidade. Moradora da Vila Planalto, fez história ajudando a criar o polo gastronômico da região que hoje atrai tantos brasilienses.
Mea foi dona por 17 anos do restaurante Feitiço da Vila e há 1 ano abriu o DoceLu Café com Flor.
Aposentar, sim. Parar, não
Depois de 39 anos de serviço público, o primeiro emprego foi na Novacap, ela se aposentou em 1999. “Mas eu sentia que tinha muita energia ainda e que não conseguiria ficar quieta. Resolvi abrir uma pastelaria, que depois virou o restaurante Feitiço da Vila”, lembra. Mas nem mesmo depois de tentar se aposentar de novo, ao fechar o restaurante, consegui parar.
“A Lu minha filha gostava de fazer doces, então, criei um espacinho para ela. Mas cresceu e agora virou um café de verdade”, conta, animada.
Bar de brigadeiro
Ela, a filha Luciana (que dá o nome ao café) e parte da família administram o novo negócio. O DoceLu oferece um cardápio variado e está aberto ao público de terça a domingo, com mesinhas em ambiente bucólico. Aceita encomendas e uma das maiores atrações é o bar de brigadeiro, que pode ser levado a qualquer lugar com diversas variações do doce.