Um empreendedor de Brasília transformou a paixão pela terra em voluntariado e negócio de sucesso. Juarez Martins, 59 anos, criou a Horta Linda. A empresa mostra que cultivar alimentos em casa é mais fácil do que parece, além de atender também grandes instituições.
Juarez chegou a Brasília há quase 40 anos, vindo do interior de Goiás. Entre suas memórias de infância, a horta cultivada pela mãe. Nunca esteve nos planos se dedicar a isso profissionalmente, apesar de ter formação em gestão ambiental. “Sou muito ligado à terra, mas as minhas hortas eram para o consumo da minha família”, conta.
Pioneiro na produção de húmus
Para aperfeiçoar suas técnicas de cultivo, ele procurou cursos no Sebrae no DF, na Embrapa e Emater. Na década de 1990, foi aluno no pioneiro curso de produção de húmus de minhocas, organizado pelo Sebrae no sindicato rural. E sua horta caseira chegou a ser destaque em programas de TV sobre agricultura.
Trabalho social
Da dedicação pela terra, surgiu o projeto de voluntariado socioambiental Uma Horta em cada Porta, que ajuda comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo creches e asilos, a fazer hortas produtivas e terapêuticas. O projeto já passou por Ceilândia, Paranoá, Cidade Estrutural e outras cidades do Entorno do DF.
Consultorias
Quando se aposentou, em 2018, a paixão pela terra virou ideia de negócio. Surgiu a Horta Linda, empresa que hoje vende kits completos para criação de hortas, fornece consultorias, oficinas e até participa de eventos, mostrando que cultivar alimentos em casa não tem mistério.
Crescimento orgânico
A empresa se firmou no mercado e tem conquistado cada vez mais espaço. O resultado do esforço é um empreendimento sustentável e que cresce de maneira orgânica, assim como suas plantas.
“O que eu fazia de modo amador agora é feito de forma mais organizada e assertiva, isso trouxe cliente.”
Instagram: @hortalindabsb