Agora conhecida em todo o país por causa do desabamento de um viaduto no Eixão Sul, a Galeria dos Estados já foi um dos mais importantes e concorridos ponto comercial de Brasília
A passagem subterrânea entre o Setor Comercial e a parte alta do Setor Bancário Sul teve sua estrutura concluída com o Eixo Rodoviário (o Eixão), antes da inauguração da cidade. Mas, nos primeiros 10 anos, permaneceu abandonada.
A Galeria dos Estados, só ficou pronta e foi aberta ao público na segunda metade dos anos 1970. Logo se tornou um ponto de encontro dos brasilienses, que enchiam o espaço inclusive à noite e nos fins de semana, quando os setores próximos ficavam desertos.
Na área aberta, à sombra do Eixão, chegaram a funcionar três restaurantes com relativo sucesso, além das 70 lojas. Inicialmente, havia uma para cada unidade da Federação expor artesanato e outros produtos regionais. Algumas embaixadas também ocupavam pontos comerciais com a mesma finalidade.
A galeria começou a entrar em decadência nos anos 1990, com a falta de manutenção do espaço, a crescente violência e a forte concorrência dos shoppings.
Há 30 anos, Brasília se tornava Patrimônio Cultural da Humanidade. Primeira (e ainda única) cidade moderna…
Depois de seis anos e pela nona vez, a banda irlandesa U2 volta ao Brasil…
“É exuberante a fertilidade do solo; a salubridade, proverbial; grande abundância de excelente água potável;…
Anápolis (GO) guarda alguns tesouros da história do Brasil. Um deles é uma casa projetada por Oscar…
Os brasilienses contam com quatro pontes para atravessar o Lago Paranoá. Três delas levam ao…
Quem hoje passa pela Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, não imagina que…