As fotografias desta publicação, assim como do cabeçalho deste blog, pertencem ao Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF). Tantas outras vão ser usadas para ilustrar esta página, afinal, ela trata da história de Brasília. Pertencente ao Governo do Distrito Federal, a instituição preserva a memória da capital, com milhares de fotografias e vídeos. E esse acervo não está restrito aos servidores do órgãos e a jornalistas. Qualquer um pode consultá-lo e pedir uma cópia.
O ArPDF reúne, principalmente, documentação que retrata a história da capital federal, desde o período da interiorização — como foi previsto na Constituição de 1892 –, passando pela construção, inauguração, chegando aos dias atuais. O acervo apresenta documentos textuais, audiovisuais, cartográficos, entre outros formatos que compõem acervos que pertencem a Fundos Públicos e Fundos Privados.
São dois caminhos para conseguir os documentos no Arquivo Público do DF. Um é ir à sede (SGO, Quadra 5, Lote 23, Bloco B, antigo Tribunal Superior Eleitoral), preencher formulário e levar o material em pen drive ou HD externo. O horário para pesquisa é das 9h às 17h. O acesso é pelo e-mail arpdfatendimento@gmail.com. É preciso fazer o pedido pelo endereço eletrônico, preencher o formulário que será enviado em seguida, encaminhá-lo assinado e escaneado.
Acesse a página oficial do Arquivo Público do Distrito Federal no Facebook
Após décadas, Arquivo Público do Distrito Federal abriu acervo da ditadura militar
Agora conhecida em todo o país por causa do desabamento de um viaduto no Eixão…
Há 30 anos, Brasília se tornava Patrimônio Cultural da Humanidade. Primeira (e ainda única) cidade moderna…
Depois de seis anos e pela nona vez, a banda irlandesa U2 volta ao Brasil…
“É exuberante a fertilidade do solo; a salubridade, proverbial; grande abundância de excelente água potável;…
Anápolis (GO) guarda alguns tesouros da história do Brasil. Um deles é uma casa projetada por Oscar…
Os brasilienses contam com quatro pontes para atravessar o Lago Paranoá. Três delas levam ao…