Lília Diniz lança “Vozes de Mussambê” no Balaio Café

Publicado em Agenda, Cultura, Literautura de brasília

Nono livro da autora reúne 23 contos com narrativas reais atravessadas pela violência. Uma obra onde a literatura transforma-se em respiro, memória e resistência.

Lilia Diniz e sua obra. Foto da autora.

Em temporada no Distrito Federal, a escritora e multiartista maranhense Lília Diniz realiza no próximo sábado, 17 de janeiro, mais um lançamento de Vozes de Mussambê, nono livro da sua extensa carreira literária. O lançamento acontecerá no Balaio Café, localizado na UnB, a partir das 17h. A entrada é franca.

Lília Diniz é integrante da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia de Letras do Brasil – Seção DF). Em Vozes de Mussambê, a autora reúne 23 contos que dão corpo às histórias de pessoas, especialmente mulheres,atravessadas pela cultura da violência. São narrativas que transformam relatos reais e experiências da própria autora em literatura que não suaviza o que fere, mas ilumina aquilo que insiste em sobreviver.

O título faz referência ao mussambê, arbusto medicinal tradicionalmente utilizado como expectorante na medicina popular. Delicada na forma e potente na função, a planta inspira a metáfora central do livro: expelir o que sufoca para voltar a respirar. Assim como o mussambê desobstrui os pulmões, as personagens encontram na palavra um caminho para liberar dores antigas, nomear silêncios e abrir espaço para o renovo.

Cada conto recebe o nome de uma planta, estabelecendo uma relação simbólica entre literatura, natureza, memória e cura. Esses elementos convocam saberes ancestrais que atravessam os territórios e a vida das personagens, conduzindo o leitor por um universo telúrico, sensível e profundamente humano, marca da escrita de Lília Diniz.

“É livro na mão e pé no meio do mundo. É semear a palavra como quem semeia flores. Para quem tem sede de escuta, Vozes de Mussambê convida: tire os chinelos, abra as cancelas e deixe-se atravessar pelas vozes dessa gente”, comenta a autora.

O projeto gráfico foi desenvolvido pelo designer brasiliense Haroldo Brito, com ilustrações da artista plástica Ju Lama, criadas a partir da técnica da serigrafia botânica. A concepção visual dialoga diretamente com o conteúdo da obra, ampliando a experiência de leitura e reforçando a dimensão poética e simbólica do livro.

Sua escrita, marcada pela originalidade e pelo compromisso com a cultura popular, inscreve nas páginas os cheiros, ritmos e personagens do Brasil rural, agora ressignificados pelas vozes que brotam do pequeno povoado de Mussambê e ecoam pelos terreiros do mundo.

Comunidade em roda trabalhando com o mussambê. Foto acervo de Lília Diniz

O processo de pesquisa e a finalização do projeto gráfico foram financiados pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF/2019). Como parte do processo criativo, a equipe realizou uma imersão no Maranhão, convivendo com mulheres da Reserva Extrativista Mata Grande, em Davinópolis, em dias de escuta sensível, oficinas e diálogos sobre direitos humanos, com especial atenção aos direitos das mulheres e das crianças. Dessa vivência, nasceram os fundamentos conceituais, narrativos e visuais que sustentam a identidade do livro.

Vozes de Mussambê já nasce premiado pelo Edital Edelvira Marques (2022), da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI). Seu desenvolvimento também contou com o apoio financeiro do Sesc-MA. No estado do Maranhão, a agenda de lançamentos está prevista para o mês de fevereiro, abrangendo a capital São Luís e o município de Imperatriz.

SERVIÇO

Lançamento ‘Vozes de Mussambê’ – novo livro de Lília Diniz

Quando: 17/01/26 (sábado) — 17h Onde: Balaio Café – UnB

Entrada: franca

Nas redes: www.instagram.com/liliadinizpoetaitz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*