Categories: AgendaCultura

Lançamento de Dois Pontões de Cultura em Brasília com celebração popular e apresentações teatrais

Biblioteca Demonstrativa do Brasil recebe o Pontão Popular e Periférico (Gama) e o Pontão MAPATI (Asa Norte), em evento com cortejo, shows e trechos dos espetáculos “Coral dos Saltimbancos” e “Auto de Natal”

Cortejo de Cultura Popular- Foto de Rafael Rezende

Na próxima quarta-feira, 5 de novembro, às 19h, o auditório da Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB) será tomado por cores, tambores e bonecos para o lançamento conjunto de dois importantes projetos/espaços de fomento cultural: o Pontão Popular e Periférico, sediado no Gama, e o Pontão de Cultura MAPATI, localizado na Asa Norte.

Realizados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab-DF), os pontões são fruto de uma parceria entre o Instituto Voar Cultural e a Associação Artística MAPATI, com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) e o Ministério da Cultura, dentro da Política Nacional de Cultura Viva

A programação começa com um grande cortejo de bonecos e grupos de cultura popular, reunindo manifestações como coco, maracatu e quadrilhas juninas, em uma celebração das raízes e da diversidade do Distrito Federal. Depois, serão exibidas as logomarcas dos dois Pontões.
Finalizando em grande estilo, o público assistirá a uma seleção especial dos espetáculos “Coral dos Saltimbancos” e “Auto de Natal”, ambos com o elenco mirim da Companhia Teatral Mapati.“Coral dos Saltimbancos” é uma jornada lúdica de quatro animais em busca da cidade ideal, enquanto “Auto de Natal” revisita o nascimento de Cristo em tempos de guerra e desigualdade. Juntos, os dois espetáculos prometem emoção, sensibilidade e o talento vibrante das crianças do grupo.

Pontão Popular e Periférico – Gama
Idealizado pelo Instituto Voar Cultural, o Pontão Popular nasce com a missão de fortalecer a cultura viva nas periferias, promovendo formação, articulação de redes e inclusão sociocultural. O projeto vai oferecer oficinas de capacitação, ações formativas, feiras, encontros e uma grande mostra de arte popular chamada Teia da Cultura Viva, reunindo mestres, aprendizes e jovens artistas de todo o DF

“O Pontão é uma semente de resistência e esperança. Queremos formar novos agentes culturais, conectar mestres e aprendizes e transformar a periferia em palco da cultura viva do DF”, destaca o bonequeiro e diretor teatral, Marco Augusto de Rezende, coordenador geral do Pontão Popular e Periférico.
Com oficinas que vão da confecção de bonecos e figurinos à formação em gestão cultural, o Pontão atuará em rede com escolas públicas, grupos comunitários e coletivos artísticos, estimulando a economia criativa e a profissionalização dos agentes culturais das comunidades

Pontão MAPATI – Asa Norte

Sob a coordenação da atriz e educadora Tereza Padilha, o Pontão de Cultura MAPATI reforça o papel histórico da companhia como espaço de arte, inclusão e formação. O projeto prevê oficinas de teatro, dança, música e circo, voltadas para crianças, jovens e adultos, especialmente em situação de vulnerabilidade social, com foco em diversidade, acessibilidade e cidadania.

“O Pontão MAPATI é uma casa de encantamento. Aqui, o teatro é ferramenta de escuta, de transformação e de amor. Queremos que cada criança e jovem se reconheça como protagonista da própria história”, afirma Tereza Padilha.

Coral dos Saltimbancos – foto divulgação

O Pontão também funcionará como núcleo de formação de artistas educadores, conectando outros Pontos de Cultura do DF e promovendo intercâmbios artísticos com instituições públicas e comunitárias.

Serviço:
O quê: Lançamento dos Pontões Popular e Periférico (Gama) e MAPATI (Asa Norte)
Cortejo de bonecos e grupos populares + apresentações teatrais “Coral dos Saltimbancos” e “Auto de Natal”Quando:Quarta-feira, 5 de novembro, às 19h
Onde: Auditório da Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BDB) – EQS 506/507 Sul
Quem: Instituto Voar Cultural e Associação Artística MAPATI
Realizados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab-DF), os pontões são fruto de uma parceria entre o Instituto Voar Cultural e a Associação Artística MAPATI, com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) e o Ministério da Cultura, dentro da Política Nacional de Cultura Viva

brasiliatododia

Recent Posts

13º Festineco continua neste fim de semana com dois espetáculos de teatro de formas animadas

Bonecos preparados. Palco pronto. Pipoca quente. A magia continua. O 13º Festineco- edição férias escolares…

1 dia ago

Tereza Cruvinel e a Tagore Editora lançam dia 17 de setembro livro no Beirute

  A jornalista Tereza Cruvinel e a Tagore Editora lançam no próximo dia 17 de…

3 meses ago

bRASÍLIA iNSPIRA pOESIA lança nova antologia e leva saraus às escolas do DF

O projeto bRASÍLIA iNSPIRA pOESIA (bip) lança, nesta quinta-feira (17), sua segunda antologia poética, reunindo…

3 meses ago

“Nossa Nave Terra Sustentável” leva arte e ecologia às escolas de Taguatinga

Projeto apresenta espetáculo musical sobre meio ambiente a estudantes da rede pública Na segunda-feira, 8…

3 meses ago

Fliparacatu se consagra como grande celebração da literatura no Centro-Oeste

  Fliparacatu se firma, mais uma vez, como um dos principais eventos literários do Centro-Oeste.…

3 meses ago

Escola Classe Ruralzinha do Riacho Fundo recebe o projeto “Construindo a Cultura de Paz”

Por meio de atividades educativas e distribuição de livros, a iniciativa busca fortalecer o respeito…

4 meses ago